A RELAÇÃO ENTRE A INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO, A INFLUÊNCIA DE TERCEIROS E O CETICISMO DO CONSUMIDOR SOBRE O COMPORTAMENTO INSUSTENTÁVEL DE CONSUMO EM MEIOS DIGITAIS
Consumo insustentável; Redes sociais e moda; Sistemas de recomendação por inteligência artificial; Influência social; Comportamento do consumidor;
A expansão do comércio de moda nas redes sociais, com foco especial no Instagram, tem
influenciado o comportamento de consumo, frequentemente incentivando compras não
planejadas e práticas insustentáveis que impactam o meio ambiente. Além disso, os sistemas de
recomendação baseados em inteligência artificial, a influência de terceiros e também o
ceticismo do consumidor são 03 fatores essenciais que interagem e têm a capacidade de reforçar
os hábitos de consumo que são prejudiciais à sustentabilidade. Sendo assim, a presente pesquisa
quantitativa investiga como essas variáveis influenciam o comportamento de compra
insustentável de produtos de moda no Instagram. O objetivo geral é compreender a influência
desses fatores no consumo insustentável, com objetivos específicos que analisam as relações
entre sistemas de recomendação, influência social, ceticismo e comportamento de compra. Este
estudo é importante uma vez que a indústria da moda provoca impactos ambientais graves
devido ao seu consumo acelerado. No Agreste Pernambucano, onde o setor têxtil é importante,
as redes sociais reforçam hábitos de consumo impulsivos e insustentáveis. Investigar esse
comportamento é essencial para promover práticas mais conscientes e sustentáveis. Os
objetivos serão alcançados por meio de uma pesquisa quantitativa com survey online aplicado
a consumidores do APL têxtil do Agreste Pernambucano. A amostra, não probabilística e por
bola de neve, terá um quantitativo mínimo de 280 participantes. Por fim, os dados serão
analisados com técnicas estatísticas e modelagem de equações estruturais para testar as
hipóteses.