'What’s wrong with being in love with pop culture?’: Uma netnografia sobre Relações
Parassociais, Identidade e Comportamento de Consumo na Cultura Pop
Comunidades online; Comportamento de consumo; Fandom; Identidade; Pertencimento; Relações parassociais
"You put me on a pedestal and tell me I'm the best" (Mendes & Bieber, 2020). Nas relações parassociais, os fãs frequentemente projetam seus próprios desejos, necessidades emocionais e expectativas nos artistas, criando uma sensação de conexão profunda e exclusiva, apesar da ausência de interação real. O artista se torna uma figura central na vida do fã, representando perfeição, inspiração ou até mesmo uma referência de identidade. Nesse contexto, este pré-projeto de dissertação tem como objetivo compreender como as relações parassociais influenciam a identidade e o comportamento de consumo dos fãs de cultura pop em comunidades online, a partir de uma abordagem netnográfica. A metodologia que será utilizada na pesquisa, possui abordagem qualitativa, adotando a metodologia netnográfica, tendo em vista o objetivo do estudo, entender como a comunidade de fãs funciona e todas as suas relações existentes. O lócus da pesquisa é caracterizado pelo ambiente online das plataformas de interação onde os seus usuários formam comunidades, sendo as comunidades escolhidas: Fórum Bcharts, Portal Popline e o evento regional ABNOGG. Os dados serão coletados abrangendo registros textuais das comunidades online, anotações de campo do pesquisador e entrevistas semiestruturadas. Além disso, será utilizada a observação participante durante o evento ABNOGG. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A análise será conduzida em seis etapas: codificação, anotações, abstração e comparação, verificação e refinamento, generalização e teorização.