A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR NA FEIRA DO ARTESANATO EM CARUARU-PE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Experiência do consumidor; Feira do Artesanato de Caruaru; Análise Fenomenológica Interpretativa.
A Feira de Caruaru corresponde a um complexo formado por 15 feiras localizado no Parque 18 de maio. Dentre o citado conjunto, a Feira do Artesanato se destaca por sua capacidade de representar a cultura e o modo de vida local, comercializando produtos que consistem em expressões artísticas tipicamente nordestinas. Ressalta-se ainda o papel significativo da Feira do Artesanato para a economia do município de Caruaru que, por se tratar de uma das atrações turísticas mais procuradas da cidade, corresponde a um dos locais com maior movimentação financeira da região. Para a compreensão do sucesso econômico da Feira do Artesanato, bem como de sua capacidade de transmissão da cultura local por meio dos produtos comercializados, se faz necessário o entendimento acerca da experiência dos clientes que a visitam. A abordagem experiencial consiste em um campo do Marketing que considera os elementos emocionais, simbólicos e estéticos do consumo, e possibilita ainda a compreensão da experiência do cliente em seu contexto de vida. Essa perspectiva, centrada no sentido que o consumidor atribui à sua experiência de consumo, impõe a exigência de uma metodologia capaz de abarcar as múltiplas interações e atores envolvidos nessa vivência. Assim, a fenomenologia consiste em metodologia qualitativa que visa capturar os sentidos e significados que os indivíduos conferem à sua experiência. Dessa forma, esta pesquisa visou responder o seguinte questionamento: Como a experiência do consumidor da Feira de Artesanato de Caruaru pode ser descrita segundo a perspectiva fenomenológica? Como estratégia de investigação utilizou-se a Análise Fenomenológica Interpretativa (Interpretative Phenomenological Analysis – IPA), tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada norteada pelos pressupostos fenomenológicos. A descrição revelou a existência de cinco experiências, que correspondem a uma narrativa construída a partir das reações dos consumidores aos estímulos encontrados na Feira do Artesanato de Caruaru: Orgulho em ser nordestino; Um lugar que marcou a história de vida; Vamos comprar!; Eu quero me divertir!; e Poderia ser melhor... . Conclui-se que a pesquisa empreendida trouxe contribuições do ponto de vista teórico ao viabilizar a compreensão de que a experiência do consumidor em feiras tradicionais se distingue da vivência que ocorre em outros centros de compras, como shoppings, uma vez que a forte expressividade cultural proporciona vinculações emocionais mais profundas com aqueles locais. Do ponto de vista prático, a investigação traz ganhos para Caruaru, uma vez que possibilita tanto aos comerciantes como aos gestores do município a adoção de estratégias de inovação e aprimoramento do ambiente no qual a experiência ocorreu.