Percepção Docente sobre o Uso do Aplicativo Universo Startup, como Ferramenta de Estímulo ao Empreendedorismo, na Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública, em Caruaru - PE
Empreendedorismo. Educação de Jovens e Adultos. Aplicativo Universo Startup. Docente.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta o desafio de atender à heterogeneidade de seu público e promover uma aprendizagem significativa, conectando o conteúdo à realidade dos alunos. A educação empreendedora na EJA representa uma oportunidade transformadora, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e preparando-os para os desafios do futuro. Nesse contexto, a integração de práticas empreendedoras e ferramentas digitais, como o Aplicativo Universo Startup, surge como uma estratégia inovadora para preparar os alunos EJA para o mercado de trabalho do século XXI, e podem fomentar o processo de ensino e aprendizagem da educação empreendedora em sala de aula, tornando-a mais interativa, dinâmica e relevante. A avaliação da usabilidade e da integração curricular de aplicativos educacionais é crucial para garantir sua adoção e eficácia. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos docentes da EJA em relação à contribuição do Aplicativo Universo Startup como ferramenta de estímulo à educação empreendedora no ambiente escolar, da rede pública, do município de Caruaru - PE. A metodologia adotada será uma pesquisa quantitativa descritiva, com um delineamento de censo que envolve todos os 40 professores da EJA em Caruaru durante o ano letivo de 2024. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário estruturado. A análise de dados empregará estatística descritiva e análise fatorial exploratória, com o intuito de identificar os fatores que influenciam a utilização do aplicativo. Os resultados esperados fornecerão insights valiosos para o aprimoramento do Aplicativo Universo Startup, contribuindo para a formação de cidadãos capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Além disso, tais resultados podem embasar a formulação de políticas educacionais e públicas voltadas para a ampliação do uso de ferramentas digitais que promovam o empreendedorismo e a inovação no contexto educacional, gerando impactos positivos tanto para os alunos quanto para os docentes da EJA.