EMPODERAMENTO FEMININO POR MEIO DOS NEGÓCIOS DA CONFECÇÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO: um cenário possível?
Gênero. Mulheres. Empoderamento Feminino; Agreste pernambucano das Confecções. Mulheres proprietárias de negócios.
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo investigar a possibilidade de empoderamento
feminino por meio dos negócios próprios no setor de confecções situados no Agreste
Pernambucano, analisando a ocorrência desse fenômeno na região e seus efeitos.
Metodologia/abordagem: Para isto, a pesquisa fez uso da abordagem qualitativa do tipo
exploratória descritiva, com a realização de 14 entrevistas semiestruturas, nas quais as
perguntas foram apoiadas em temáticas como gênero, gestão ordinária e empoderamento
feminino. Os resultados foram analisados com base na análise de conteúdo. Principais
resultados: Foram identificadas semelhanças e diferenças nas trajetórias pessoais e
profissionais das mulheres entrevistadas, que gerenciam negócios formais e informais. Quanto
ao empoderamento, a educação mostrou-se como a dimensão com maior proporção de mulheres
empoderadas, enquanto a política foi a de menor. Além disso, também foram observadas
diferenças significativas nas demais dimensões de empoderamento. Contribuições
teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para a compreensão do empoderamento
feminino e gestão em contextos específicos, como o setor de confecções no Agreste
Pernambucano. Relevância/originalidade: A relevância deste estudo reside na análise do
empoderamento feminino em um contexto regional específico, oferecendo descobertas
importantes sobre o papel dos negócios próprios na promoção da autonomia das mulheres.
Contribuições sociais: Os resultados apresentados neste estudo colaboram para elaboração de
políticas e programas de apoio às mulheres proprietárias de negócios na região do Agreste
Pernambucano, contribuindo assim para o fortalecimento econômico e social das comunidades
locais.