DESENVOLVIMENTO E VALIDACAO DE VIDEO EDUCATIVO PARA TELEORIENTACAO DE PESSOAS SURDAS SOBRE DOENCA RENAL CRONICA
Doença Renal Crônica; Recursos Audiovisuais; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Saúde; Pessoas com deficiência auditiva.
O aumento de pessoas surdas, juntamente com a alta incidência de doenças crônicas, levanta preocupações sobre a comunicação em saúde para essa comunidade. Nesse contexto, o vídeo educativo surge como ferramenta eficaz para a educação em saúde de pessoas surdas, oferecendo praticidade e acesso universal. Objetivou-se desenvolver e validar vídeo educativo acerca da prevenção da doença renal crônica para pessoas surdas. A fim de viabilizar a operacionalização da pesquisa realizada na presente dissertação, realizou-se revisão de escopo com vistas a aprofundar o conhecimento e sintetizar os resultados de estudos acerca das estratégias de ensino voltadas a educação em saúde de pessoas surdas. Realizou-se estudo metodológico, em quatro etapas: desenvolvimento do roteiro e storyboard do vídeo educativo; validação de conteúdo e aparência do roteiro e storyboard do vídeo educativo; desenvolvimento do vídeo educativo e validação de aparência junto ao público alvo do vídeo educativo. O presente vídeo coaduna com o contexto de interdisciplinaridade e doenças crônicas não-transmissíveis. O conteúdo foi validado por 22 enfermeiros com expertise em nefrologia e a aparência foi avaliada por 13 pessoas surdas, a análise das evidências de validade de conteúdo e aparência se deram por meio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) e do Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA), respectivamente. Os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% e as diretrizes éticas preconizadas pela Resolução 466/2012 foram respeitadas, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco, sob protocolo 7.038.007. A construção do vídeo ocorreu a partir do referencial dos Eventos Instrucionais de Gagné e pelas diretrizes nacionais e internacionais acerca da temática. A versão final do vídeo “SOS RINS: Saúde dos Rins para Todos” possuiu quatro minutos e quarenta e três segundos, foi composta pela animação, narração em áudio e libras e contemplou as principiais medidas de prevenção da doença renal crônica, estruturado em tópicos que contemplam: funções dos rins; sinais e sintomas da doença renal crônica; problemas de saúde relacionados e estratégias de prevenção e identificação precoce. Todos os itens obtiveram Índice de Validação de Conteúdo superior a 0,85 e concordância igual ou superior a 85%, de forma que o vídeo foi considerado válido. O vídeo foi aprovado pelas pessoas surdas com índice de concordância 1,0. Modificações, sugeridas pelos participantes do estudo, foram consideradas para versão final do vídeo. O vídeo educativo mostrou-se válido, quanto ao conteúdo e aparência, segundo avaliação de juízes com expertise em nefrologia e por pessoas surdas, respectivamente, e constiui uma estratégia de ensino para auxiliar na educação em saúde de pessoas surdas acerca da prevenção da doença renal crônica.