Análise espacial e temporal da mortalidade de ciclistas em Pernambuco, 2013 a 2023
Estatísticas vitais. Ciclistas. Análise espacial. Análise temporal
As lesões de trânsito causam cerca de 1,3 milhão de mortes globalmente, das quais
6% são ciclistas. O incentivo ao uso de transportes ativos e sustentáveis tem
aumentado as viagens de bicicleta. Contudo, o compartilhamento das vias com
veículos motorizados eleva o risco de mortes de ciclistas, tornando-se um problema
de saúde pública. Esse projeto de dissertação tem o objetivo de descrever a
ocorrência, a distribuição espacial e temporal da mortalidade de ciclistas decorrente
de lesões de trânsito em Pernambuco, entre os anos 2013 e 2023. Trata-se de um
estudo ecológico, onde os municípios de Pernambuco serão as unidades de análise
espacial, e os anos de 2013 a 2023, as unidades de análise temporal. Serão usados
dados das notificações das 17 Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes
de Transporte Terrestre, hospitais de referência em ortopedia e traumatologia nas 12
Regiões de Saúde, além do Sistema de Informações de Mortalidade. Para
caracterização dos óbitos de ciclistas serão consideradas variáveis das fichas de
notificação e da declaração de óbito. Os óbitos serão analisados por meio da
estatística descritiva. Será realizada a análise espacial, pela autocorrelação de
Moran. A tendência temporal será analisada pelo modelo de regressão Joinpoint.
Espera-se que os resultados possam contribuir na compreensão da distribuição da
mortalidade de ciclistas no trânsito, ao longo do tempo e na identificação de áreas
prioritárias para intervenções.