Terapias Complementares; Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada; Gestores de saúde.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) têm o potencial em oferecer uma abordagem integral, considerando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais dos indivíduos, no entanto, há lacunas na formação profissional voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para minimizar essa lacuna, a Prefeitura do Recife vem implementando cursos de formação em Pics voltados para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos profissionais de saúde e gestores em relação à oferta sistemática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) do Recife, com foco no Distrito Sanitário VII (DS VII). A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou um formulário com perguntas abertas e fechadas dirigido aos profissionais que concluíram o curso de Pics. Foram ainda entrevistados cinco gestores da Política Municipal de PICS e da APS do DS VII. Para o tratamento dos dados obtidos fez-se uso da análise de conteúdo temática. Entre os principais desafios relatados pelos profissionais, destacam-se a falta de suporte institucional e a sobrecarga de trabalho, que dificultam a incorporação das Pics no cotidiano das unidades de saúde. Além disso, muitos profissionais apontaram a escassez de materiais e recursos necessários para a prática adequada das Pics, o que compromete a continuidade e a eficácia das práticas. Por outro lado, os gestores reconhecem a importância das Pics para o cuidado integral no Sistema Único de Saúde, mas apontam a predominância da lógica biomédica e a falta de apoio estrutural como principais obstáculos à sua adoção. Além disso, os gestores destacam a importância de uma abordagem integrada que alinhe a formação e a prática das Pics com a lógica da integralidade do SUS, superando a visão fragmentada da saúde. As recomendações incluem a continuidade da capacitação dos profissionais de saúde, o fortalecimento do apoio institucional e a promoção de campanhas educativas para aumentar a aceitação das Pics pela população.