PPGSC-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Teléfono/Ramal: (81)9352-2124

Banca de DEFESA: MARCELO VICTOR DE ARRUDA FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO VICTOR DE ARRUDA FREITAS
DATA : 31/01/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
TÍTULO:

ECONOMIA, SAÚDE E LITERACIA: análise de instrumentos avaliativos e educacionais
produzidos na área.


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento em saúde; Economia da Saúde; Comunicação e Informação em Saúde.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A economia da saúde é entendida como orientadora das estratégias que definem a
priorização na destinação dos recursos para garantia da qualidade saúde da população.
Apesar do avanço na produção técnico-científica e na criação de canais para a disseminação
de informações referentes à Economia da Saúde, pouco se sabe sobre a percepção dos
tomadores de decisão no SUS em relação ao uso dessas informações e pouco tem sido
dialogado com a sociedade em geral sobre o seu entendimento e compreensão acerca dessas
informações, seus significados e implicações em suas vidas cotidianas. Num contexto em que
se pretende que os cidadãos se tornem mais ativos e participativos na vida em sociedade, é
indispensável que estes possuam um nível razoável de conhecimentos sobre o funcionamento
da economia. Nesse contexto, questões sobre economia e financiamento da saúde se
constituem como campo político indispensável de compreensão e atuação social em defesa
da saúde pública. A Literacia para a Saúde (LS) pode ser entendida como o conjunto de
conhecimentos, competências e capacidades para acessar, compreender, interpretar, aplicar
e comunicar as informações em saúde em diferentes contextos visando a ampliação das
perspectivas de controle social dos cidadãos sobre as políticas públicas e o papel do Estado e,
apesar de ser reconhecida no topo da agenda da Promoção da Saúde, ainda carece estudos
que relacionem a LS com outros campos da saúde, tais como o de economia e financiamento
da saúde. Nesse sentido, este estudo analisou os principais instrumentos de avaliação dos
níveis de Literacia para a Saúde e Literacia Econômica disponíveis na literatura, bem como o
analisou o curso “Economia da Saúde para Todos”, a partir do Suitability Assessment of
Materials (SAM), um instrumento de avaliação de materiais educativos em sua versão
traduzida e adaptada para o português. Diante das análises, foi possível compreender que os
instrumentos avaliativos dos níveis de literacia econômica e literacia para a saúde estão
centrados ainda na avaliação da literacia funcional da população somente carecem de
adequação quanto aos critérios utilizados para avaliar o conhecimento dos temas
separadamente, como também não dão conta de avaliar os níveis de Literacia em Economia
da Saúde porque estão limitados à identificação, leitura e pronúncia de termos relacionados
aos temas. Quanto ao Curso Economia da Saúde Par Todos, após análise através do SAM
Português e em comparação com as Diretrizes para avaliação de material educativo no Brasil
com foco no letramento em saúde, foi considerado com o conceito superior, sendo avaliado
como muito adequado para o propósito de formação e informação sobre economia da saúde
e financiamento do SUS, embora sejam pontuadas adequações necessárias em algumas
categorias de análise que o potencializem em sua proposta formativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2363169 - ANA LUCIA ANDRADE DA SILVA - nullInterna - ***.136.184-** - CAMILA PEREIRA ABAGARO - UFPE
Presidente - 2537942 - KEILA SILENE DE BRITO E SILVA
Notícia cadastrada em: 23/01/2025 14:40
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