Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISSON VINICIUS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON VINICIUS DOS SANTOS
DATA : 20/12/2024
LOCAL: Posneuro
TÍTULO:

MAPEAMENTO CEREBRAL DE ADOLESCENTES: A INFLUÊNCIA DO BULLYING E TRANSTORNO MENTAL NA ATIVIDADE CEREBRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente; Ansiedade; Bullying; Depressão e Eletroencefalograma.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Objetivo: Analisar as atividades eletroencefalográficas em determinadas áreas cerebrais
de adolescentes vítimas do bullying, e identificar as possíveis associações com o risco de
transtornos mentais. Método: O estudo foi realizado em duas fases: uma epidemiológica
transversal e um follow-up com avaliação clínica, envolvendo adolescentes de 10 a 19
anos, de ambos os sexos. Os dados epidemiológicos foram coletados por meio do
Questionário sobre Bullying; Inventário de depressão de Beck II (BDI - II) e Escala de
ideação suicida de Beck - BSI. Na segunda fase, os adolescentes foram divididos em
dois grupos: controle e caso, de acordo com a experiência de bullying. O Grupo G0 foi
composto por adolescentes que não vivenciaram o bullying, já o grupo G1 foi formado
por vítimas de bullying. Em seguida, foi realizado o mapeamento cerebral com
eletroencefalograma quantitativo (QEEG) utilizando o sistema The Trainers’ QEEG
(TQ-7), e a análise do EEG foi conduzida com o software sLORETA. Resultados: Na
fase 1, em uma amostra de 442 adolescentes, 51,1% eram do sexo feminino; 36,7%
vítimas de bullying; 25,6% apresentavam sintomas depressivos moderados e severos;
19,9% ideações suicidas; 32,3% ansiedade moderada e grave. Com relação às análises
de mapeamentos cerebrais, na faixa Theta, o grupo sem bullying apresentou maior
ativação no córtex do giro supramarginal esquerdo (T-max = 9,83E-1). Na faixa Alfa,
observa-se predominância de atividade no giro angular esquerdo no mesmo grupo
(T-max = 8,71E-1). Já na faixa Beta-II, o grupo com bullying mostrou maior ativação no
córtex do lóbulo parietal superior esquerdo (T-max = -5,38E-9), enquanto na Beta-III, a
ativação foi maior no giro pré-central direito (t-max=-6,43E-9). Conclusão: As análises
epidemiológicas mostraram elevados índices de vitimização por bullying, depressão,
ansiedade e ideação suicida. As vítimas de bullying apresentaram maior frequência de
ideação suicida, tentativas de suicídio e altos níveis de desejo de morrer. Os resultados
dos mapeamentos por EEGq indicaram predominância da frequência Alfa, cuja redução
se correlaciona com ansiedade, e aumento da frequência Beta, sugerindo estresse
elevado, independentemente do histórico de bullying. Os adolescentes vítimas de
bullying apresentaram maior atividade no lóbulo parietal superior e no giro pré-central
direito, sugerindo padrões distintos de processamento motor. Além disso, enquanto os
saudáveis exibiram maior atividade no giro frontal médio do hemisfério direito, as vítimas
de bullying tiveram uma distribuição mais ampla de atividade nesse hemisfério, refletindo
diferenças na dinâmica cerebral entre os grupos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1132498 - BELMIRA LARA DA SILVEIRA ANDRADE DA COSTA
Externo à Instituição - DIEGO CABRAL LACERDA - UFPE
Externa à Instituição - MARILIA MARINHO DE LUCENA - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/12/2024 10:35
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