ESTRESSE E ANSIEDADE DE PERFORMANCE MUSICAL EM ESTUDANTES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE MÚSICA
Ansiedade de Desempenho, Estudantes, Saúde Mental, Música, Jovem adulto, Estresse, Ansiedade,
Depressão.
A Ansiedade de Performance Musical (APM) é identificada como uma forma específica de ansiedade social, marcada por
um intenso medo de fracasso e desaprovação, juntamente com padrões de pensamentos irracionais e autodestrutivos no
contexto de performance musical. Essa condição se manifesta, conforme detalhado na literatura, através da combinação
de sintomas afetivos, cognitivos, somáticos e comportamentais, surgindo frequentemente de vulnerabilidades biológicas
ou psicológicas subjacentes e experiências específicas de condicionamento da ansiedade. A APM não é prevalente apenas
entre músicos amadores e profissionais, mas também entre estudantes de música, tornando-se uma preocupação quanto à
saúde mental dessa população. O presente estudo analisará os dados da pesquisa intitulada “ANSIEDADE,ESTRESSE E
ANSIEDADE DE PERFORMANCE MUSICAL EM ALUNOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE MÚSICA
NO RECIFE”, a qual coletou informações sobre níveis de estresse, depressão, ansiedade e APM, utilizando questionários
autoaplicáveis, incluindo a Escala de Percepção de Estresse (PSS-10), a Escala de Hamilton para Depressão (QAEH-D),
o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Performance Anxiety Inventory (K-MPAI), no formato on-line,
seguindo as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no 466 de 2012. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo
exploratório, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no Conservatório Pernambucano de Música, na
cidade do Recife, com os alunos do curso de nível preparatório e técnico. A amostra estudada foi censitária e consistiu
em estudantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos. O banco de dados foi construído no Excel, por meio do
programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0, com o objetivo de avaliar o
comportamento das variáveis em estudo. A análise dos dados foi realizada por meio de técnicas de estatísti ca descritiva
e inferencial. Resultados: Observou-se uma associação entre APM e curso (p=0,022). Os estudantes do nível técnico, com
uma prevalência de 9,6%, apresentaram mais casos de baixo nível de APM em comparação aos do nível preparatório, que
registraram 3,6%. Além disso, encontrou-se uma relação entre APM e nível de estresse (p < 0,001). Quanto maior a APM,
maior o nível de estresse relatado pelos participantes. Também se observou uma associação entre a classificação da
depressão e a APM (p < 0,001), indicando que indivíduos com níveis mais elevados de depressão apresentaram níveis
mais elevados de APM. Houve associação entre ansiedade-estado e APM (p < 0,001), sugerindo que participantes com
níveis mais elevados de ansiedade-estado também relataram maior APM. Foi encontrada uma associação entre ansiedade-
traço e APM (p < 0,001), indicando que participantes com níveis mais elevados de ansiedade-traço também relataram
maior ansiedade de performance musical. Não foram encontradas diferenças estatísticas em relação à presença de APM
com base no sexo, idade e classe econômica.