EFEITO DO AMBIENTE ENRIQUECIDO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E NIVEIS DE CORTISOL SALIVAR EM CRIANCAS DE 12 A 42 MESES
Creche. Estresse. Regulação emocional. Estimulação ambiental. Educação infantil. Primeira infância.
As influências ambientais durante a primeira infância são críticas ao desenvolvimento
infantil. Ambientes com recursos limitados e sem estímulos adequados são fatores de risco para
resultados de comprometimentos no desenvolvimento socioemocional. Em contra partida,
estudos mostram que creches com ambiente enriquecido podem promover melhor
desenvolvimento socioemocional em crianças pequenas. Nesse contexto, o cortisol vem sido
investigado como biomarcador de estresse e desfechos emocionais em crianças. Desta forma,
objetiva-se avaliar os efeitos do ambiente enriquecido no desenvolvimento socioemocional e
níveis de cortisol salivar de crianças de 12 a 42 meses. Trata-se de um estudo longitudinal com
3 momentos de avaliação e coleta com crianças de 12 a 42 meses de vida submetidas à uma
rotina de estimulação ambiental em um Centro Municipal de Educação Infantil. Os dados
sociodemográficos estão sendo coletados a partir de um questionário semiestruturado, a
avaliação do desenvolvimento socioemocional está sendo realizada através da aplicação da
escala BAYLEY e a coleta de cortisol salivar com kits Salivette® que são encaminhados a um
laboratório especializado. Foram obtidos dados referentes ao primeiro momento, antes da
submissão ao ambiente enriquecido. O sexo mostrou efeito sobre os escores socioemocionais
(f(1,31)=6,21, p=0,02, η2 parcial=0,17), no entanto no modelo corrigido para idade e índice de
nível socioeconômico (f(5,31)=2,65, p=0,04, η2 parcial=0,30), o sexo não possuiu efeito
significativo (f(1,31)=1,29, p=,0,27, η2 parcial=0,04) mas sim a idade (f(1,31)=4,72, p=0,04,
η2 parcial=0,13). Objetivam compreender o feito da rotina de estimulação ambiental dentro da
rede pública de educação infantil no desenvolvimento socioemocional e níveis de cortisol de
crianças na primeiríssima infância.