PPGSCA-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Téléphone/Extension: (81)9175-5763

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA PATRICIA DE OLIVEIRA SILVA BACALHAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA PATRICIA DE OLIVEIRA SILVA BACALHAU
DATA : 25/06/2025
LOCAL: VIRTUAL - PLATAFORMA GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

EFETIVIDADE DE INTERVENCOES BASEADAS EM MINDFULNESS NA IMAGEM CORPORAL E NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES: ESTUDO DE METODOS MISTOS



PALAVRAS-CHAVES:

Atenção plena. Comer com atenção plena. Educação em saúde. Adolescente. Imagem corporal. Comportamento alimentar.


PÁGINAS: 201
RESUMO:

Influências socioculturais repercutem na imagem corporal e no comportamento alimentar de adolescentes, podendo desencadear transtornos de imagem e comportamentos alimentares disfuncionais. Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) podem contribuir nesses aspectos. Esta tese teve como objetivo analisar a efetividade de IBMs na imagem corporal e no comportamento alimentar de adolescentes. Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado, misto, com delineamento pré e pós-intervenção. A amostra incluiu 63 adolescentes, entre 15 e 19 anos, de ambos os sexos, estudantes do Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Os participantes foram alocados em três grupos: Educação em Saúde, Mindfulness e Mindful eating. Os dados foram coletados em três momentos: baseline (T0), pós-intervenção (T1) e follow up (T2), abrangendo questões socioeconômicas, demográficas, de estilo de vida, avaliação antropométrica, percepção e satisfação com a imagem corporal, práticas e comportamentos alimentares, autocompaixão e ansiedade. A abordagem qualitativa se deu através de grupos focais e diário de campo. A maioria dos estudantes era do sexo feminino (75,0%), de cor parda (53,1%) e com renda familiar de até três salários mínimos (68,7%). Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas quanto à distorção e insatisfação corporal medidas pela Escala de Kakeshita, porém, o componente atitudinal da imagem corporal avaliado pelo Body Shape apresentou melhora significativa no grupo Mindful eating entre T0 e T2, com tamanho de efeito grande. Os grupos Educação em Saúde e Mindfulness também mostraram melhorias, com significância marginal e tamanho de efeito médio. Na análise qualitativa, os grupos de IBMs relataram maior consciência corporal. A maioria dos participantes apresentou estatura e índice de massa corporal adequados, sem risco de obesidade abdominal. Em relação às práticas alimentares e ao comportamento alimentar, o grupo Educação em Saúde demonstrou melhorias significativas, com relatos de refeições mais equilibradas e reflexões mais críticas sobre questões sociais relacionadas à alimentação. Nos grupos de IBMs, os adolescentes relataram maior consciência, autocontrole e diminuição de distrações durante as refeições. O grupo Mindful eating relatou estar mais atento e respeitando tipos e sinais de fome, saciedade, com maior percepção das emoções envolvidas no momento das refeições. Também houve melhoras na autocompaixão desse grupo, com tamanho de efeito grande e redução da ansiedade nos três grupos, estatisticamente significante nos grupos Educação em Saúde e Mindfulness, com tamanho de efeito médio e grande, respectivamente, enquanto no grupo mindful eating o tamanho do efeito foi médio. Os grupos de IBMs relataram melhoras no desempenho escolar, autocuidado, autoconhecimento e na prática de exercícios físicos. Melhorias no sono, ruminação, autoaceitação, estresse e julgamentos foram citadas pelo grupo mindfulness, enquanto o grupo Mindful eating abordou o prazer encontrado na meditação. Concluímos que, apesar da ausência de diferenças estatísticas entre grupos, resultados intragrupos evidenciaram benefícios das intervenções ao longo do tempo. Embora cada intervenção possua sua importância, ações voltadas à saúde fazem com que adolescentes percebam-se vistos, ouvidos e acolhidos. A criação de projetos e ações permanente, que envolvam IBMs, imagem corporal e comportamento alimentar no ambiente escolar promovem e protegem a saúde física e mental de adolescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2572619 - CYBELLE ROLIM DE LIMA - nullExterna à Instituição - ERIKA BLAMIRES SANTOS
Interna - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Notícia cadastrada em: 18/06/2025 17:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05