Estresse ocupacional e adoção de comportamentos de risco no trânsito em motociclistas acidentados
Acidentes de Trânsito, motocicletas, Estresse Ocupacional, Comportamento de Risco.
Introdução: O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre estresse ocupacional, e a adoção de comportamento de risco no trânsito de motociclistas trabalhadores acidentados internados no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra em Recife.
Métodos: Estudo transversal exploratório, cuja coleta de dados aconteceu diariamente entre os meses de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. Foram convidados a participar todas as pessoas empregadas (formal ou informalmente), que conduziram moto no dia do acidente e maiores de 18 anos. O instrumento de coleta de dados conta com questões sociodemográficas, relacionadas ao trabalho e aos comportamentos de risco no trânsito. As medidas do estresse ocupacional foram obtidas através da Escala de Estresse no trabalho (EET). A análise de dados, descritiva e analítica, foi realizada utilizando o Statistical Package for the Social Science (SPSS versão 20.0), sendo considerado um grau de significância para p<0,05.
Resultados: Foram incluídos 210 pessoas. A maioria é do sexo masculino (96,2%), com ensino médio completo ou mais de estudo (49%) e trabalhador formal (59%). O somatório dos escores da EET revelou que a maioria dos estudados tem estresse médio/ou alto (51,4%). Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre estresse no trabalho médio/alto e pilotar sob efeito de bebida alcoólica no dia do acidente OR=3,87(IC95%=2,05-7,31) ou em excesso de velocidade OR=4,209(IC95%=2,209-8,108) mais chance de cometerem excesso de velocidade do que trabalhadores com estresse baixo.
Conclusões: Esta pesquisa permite concluir que existe associação entre estresse no trabalho e adoção de comportamento de risco no trânsito em condutores de motocicletas. É importante, no ambiente de trabalho, a preocupação com saúde do trabalhador visando reduzir ou minimizar o estresse sofrido.
Palavras-chave do trabalho: Acidentes de Trânsito, motocicletas, Estresse Ocupacional, Comportamento de Risco.