COMPORTAMENTO DE REDUCAO DO DESPERDICIO DE ALIMENTOS: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO E NA TEORIA DA ATIVACAO DA NORMA
Redução do desperdício de alimentos, Teoria do comportamento planejado, Teoria da ativação da norma, Comportamento do consumidor.
O presente estudo busca estudar o comportamento do consumidor de redução do desperdício de alimentos em refeições feitas em empresas de serviços de alimentação no Brasil. A teoria do comportamento planejado e a teoria da ativação da norma serão utilizadas como lentes teóricas para estudar o fenômeno em questão, de modo que haja uma combinação das duas teorias, com o propósito de compreender melhor o fenômeno e alguns de seus preditores. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito que construtos da teoria do comportamento planejado e teoria da ativação da norma exercem sobre o comportamento de redução do desperdício de alimentos em consumidores de empresas de serviços de alimentação no Brasil. Os construtos do estudo são conceituados e são formuladas hipóteses, formadas por relações entre estes construtos. Para alcançar o objetivo da pesquisa, será realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e de corte transversal. O instrumento de coleta de dados será um questionário estruturado, direcionado para os consumidores de lanchonetes e restaurantes no Brasil que alegam ter reduzido o seu desperdício de alimentos, com o propósito de medir os construtos estudados.