CRIATIVIDADE ABERTA: A participacao na construcao de solucoes para desafios governamentais e sociais
Criatividade aberta; Inovação pública; Redes colaborativas; Capital social; Ambientes criativos; Usina Pernambucana de Inovação.
A criatividade é um componente antecessor que impulsiona a capacidade inovadora das organizações, especialmente no setor público, onde ideias e soluções criativas se tornam essenciais para aprimorar políticas e serviços voltados à sociedade. Diante da crescente complexidade dos desafios sociais, abordagens mais abertas e colaborativas têm sido adotadas como estratégias para alcançar níveis mais elevados de inovação. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o processo de geração de ideias a partir do fenômeno da criatividade aberta, entendido como uma prática relacional e distribuída em redes interorganizacionais. Para sustentar essa análise, o referencial teórico integrou os campos da criatividade, inovação aberta, redes organizacionais e capital social, com ênfase nas interações entre laços fortes e fracos e na mediação simbólica dos ambientes colaborativos. O estudo adota uma abordagem qualitativa e interpretativista, com delineamento de estudo de caso único, tendo como campo empírico a Usina Pernambucana de Inovação. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com diferentes atores da rede, análise de documentos institucionais e registros fotográficos. O corpus será analisado sob a ótica da análise temática (Braun e Clarke, 2006) em busca da compreensão da criatividade aberta emergente de trocas contínuas entre sujeitos diversos, sustentada por práticas de escuta, pertencimento, confiança e governança relacional.