INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: MODELO PARA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
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Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são conceitos de grande importância para o mundo, por isso se tornaram o centro de muitos debates. Muitas instituições públicas de ensino superior têm implementado políticas e programas de sustentabilidade para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas mais sustentáveis em suas operações. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo propor modelo de avaliação do aproveitamento e do estabelecimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável nas universidades públicas federais brasileiras, em específico na UFRR – Universidade Federal de Roraima. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi escolhida como método, devido à sua capacidade de fornecer um alto nível de evidência científica, sendo uma ferramenta valiosa para a tomada de decisão. Como resultado, esta pesquisa apresenta uma análise bibliométrica de estudos dos últimos cinco anos, incluindo distribuição temporal das publicações, fontes de publicação e autores mais produtivos. Como base nos estudos da RSL foi estruturado um modelo de indicadores de sustentabilidade que considera as principais áreas de atividade universitária: pesquisa, gestão, extensão e ensino e enfatiza a interconexão entre todos os ODS quanto às estratégias diversas e integradas das IES para alcançar o desenvolvimento sustentável. O modelo apresentado é sistêmico, e possui o balizamento do conceito de aprendizado e melhoria contínua. Para tanto, é necessário repensar os padrões de produção e consumo, estimular a inovação tecnológica, promover a inclusão social e, principalmente, garantir a participação ativa de diferentes atores dentro das universidades públicas federais, em específico da UFRR.