Agências de viagens, Bricolagem empreendedora, Empreendedorismo, Visão baseada em recursos, Turismo.
A bricolagem empreendedora (BE) é uma abordagem que envolve a utilização criativa e inovadora de recursos disponíveis para resolver problemas e explorar oportunidades. Tornando-se particularmente relevante para micro e pequenas empresas que, muitas vezes, enfrentam a escassez de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como a bricolagem empreendedora é desenvolvida nas agências de viagens no Brasil. Para isso, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: investigar as características da bricolagem empreendedora nas empresas analisadas; identificar quais recursos competitivos foram essenciais na bricolagem empreendedora; e, verificar os resultados organizacionais alcançados com a implementação da bricolagem empreendedora. O referencial aborda o empreendedorismo nas agências de viagens, seguido pela visão baseada em recursos (VBR) para destacar como se manifesta no setor de turismo e sua interrelação com empresas de pequeno porte. E subsequentemente apresentar o tema bricolagem empreendedora nas organizações de turismo. Para alcançar esses objetivos, uma pesquisa qualitativa será desenvolvida, assim estima-se selecionar 27 agências de viagens de cada unidade federativa do Brasil. Será realizado um estudo piloto para aprimorar o roteiro de entrevista, seguido pela coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo será utilizada para interpretar os dados, identificando as práticas de bricolagem empreendedora. O estudo se dá pela contribuição que trará ao turismo brasileiro e às agências de viagens acerca da gestão no processo de adaptação, adequação às mudanças no mercado, utilizando-se de recursos limitados.