ACESSIBILIDADE E INOVAÇÃO:Um estudo sobre a experiência de surdos em um premiado museu da cidade do Recife.
Acessibilidade Comunicacional. Museu. Inovação.
A acessibilidade no turismo é essencial para garantir que todas as pessoas possam desfrutar de experiências culturais e de lazer de maneira digna, segura e independente. No contexto dos museus, essa acessibilidade torna-se ainda mais relevante, pois esses espaços desempenham um papel crucial na promoção do enriquecimento cultural, do diálogo crítico e da igualdade social. A inovação e a tecnologia emergem como aliados fundamentais na eliminação de barreiras, possibilitando a criação de ambientes mais inclusivos, facilitando a comunicação, o acesso às informações e a interação com exposições, especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Assim, a pesquisa sobre a acessibilidade comunicacional no Instituto Ricardo Brennand (IRB) busca identificar as práticas inovadoras e tecnologias implementadas, analisar a experiência dos visitantes surdos e fornecer informações valiosas para aprimorar a inclusão nos espaços culturais. Para alcançar esses objetivos, utiliza-se uma abordagem qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso com métodos triangulados de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com responsáveis pelo atendimento ao público, observações não-participantes de grupos de surdos durante visitas ao museu e grupos focais com surdos, facilitados por intérpretes de Libras. A análise de conteúdo das entrevistas e discussões fornecerá uma visão detalhada sobre as barreiras e facilidades enfrentadas pelos visitantes surdos, contribuindo para um entendimento aprofundado das necessidades e desafios de acessibilidade comunicacional no ambiente museológico.