Banca de DEFESA: THAIS DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DO NASCIMENTO SILVA
DATA : 27/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: online google meet
TÍTULO:

TURISMO E CRISES: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DE CRISES DE EMPREENDEDORES LOCAIS DO O DESTINO INSULAR DE FERNANDO DE NORONHA (PE)


PALAVRAS-CHAVES:

turismo; gestão de crises;  destinos insulares; resiliência; empreendedores locais.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Em um contexto cada vez mais desafiador, os fenômenos associados ao desencadeamento de crises de diversas naturezas configuram-se como uma problemática contemporânea que exige estratégias de gerenciamento e capacidade de adaptação dos mais diferentes setores da sociedade. As dinâmicas e particularidades que envolvem os cenários de crises revelam a suscetibilidade inerente à atividade humana, demonstrando a vulnerabilidade de setores como o do turismo, especialmente sensível às mudanças causadas por choques estressores. Esta problemática se torna ainda mais crítica em destinos cuja principal, ou única, alternativa econômica é baseada na atividade turística. A Ilha de Fernando de Noronha (PE) destaca-se no cenário nacional como um dos principais destinos insulares, almejado por visitantes nacionais e internacionais. Entretanto, sucessivas crises de diversas naturezas têm emergido no destino, colocando em pauta a resiliência dos diferentes empreendedores locais do turismo, assim como sua capacidade de gerenciar crises e garantir a continuidade das atividades turísticas, dos negócios. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, utilizando como estratégia um estudo de caso. Em suas etapas, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, além da coleta de dados por meio de entrevistas baseadas em um roteiro semiestruturado. A coleta de dados foi direcionada aos micro e pequenos empreendedores locais, visando compreender como diferentes atores do turismo local se mobilizam diante de diferentes crises. Posteriormente, os dados foram organizados e tratados a partir da análise categorial, conforme proposto por Bardin. Os resultados revelaram como os micro e pequenos empreendedores locais se adaptaram às diversas crises, evidenciando estratégias de resiliência e gerenciamento que permitiram a continuidade das atividades turísticas bem como a sobrevivência dos pequenos negócios. Os resultados mostraram uma diversidade de respostas e adaptações que variaram conforme a natureza da crise, destacando a importância da cooperação entre os setores público e privado e a necessidade de políticas de suporte contínuas para fortalecer a resiliência local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2299950 - CARLA SANTOS BORBA
Externa ao Programa - 1142643 - ELIANA ANDREA SEVERO - nullInterna - 1718231 - LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
Notícia cadastrada em: 19/06/2024 08:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09