SEQUENCIA DIDATICA PARA O ENSINO DE QUIMICA AMBIENTAL: UTILIZANDO O PROCESSO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA
Aprendizagem, Educação Ambiental, Resíduos Orgânicos, Sustentabilidade.
O crescimento populacional e econômico impulsiona a produção alimentar, com o Brasil sendo um grande produtor global. Contudo, há um elevado desperdício de alimentos, essa problemática reforça a necessidade de soluções eficazes para o lixo orgânico. Nesse cenário, a compostagem, um processo natural e econômico de reciclagem da matéria orgânica, surge como uma alternativa viável e sustentável para o manejo desses resíduos, reduzindo o volume enviado a aterros sanitários e mitigando a emissão de gases de efeito estufa, como o metano. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD), como ferramenta no ensino de Química Ambiental, que permita a criação e utilização da compostagem por estudantes do Ensino Médio. Durante o processo, resíduos pré-compostados são misturados e colocados em leiras ou caixas, com a presença de oxigênio acelerando a decomposição biológica. A SD proposta consiste em 10 aulas, abordando desde conceitos básicos da compostagem e o papel dos microrganismos, até as reações químicas envolvidas, impacto ambiental, e a prática da montagem e acompanhamento de uma composteira na escola. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu 20 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e utilizou uma SD e um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado adquirido, bem como a motivação dos alunos. Os resultados indicam um baixo conhecimento inicial sobre compostagem, mas um alto engajamento e motivação dos alunos com a abordagem prática e experimental. A Aplicação da SD mostrou-se eficiente no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nas aulas de Química Ambiental. Essa abordagem permitiu uma integração eficaz de conceitos e habilidades.