Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CORDEIRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA CORDEIRO DE SOUZA
DATA : 22/08/2025
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

VIDAS, ESCOLAS E SUSTENTABILIDADE: Pessoa com deficiencia na educacao basica brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão; pessoa com deficiência (PcD); justiça socioambiental; ODS; educação básica.


PÁGINAS: 31
RESUMO:

A educação básica no Brasil passa por uma transformação contínua, enfrentando desafios históricos e estruturais, mas também alcançando superações notáveis que refletem a determinação e a resiliência de educadores, alunos e comunidades. Neste trabalho, trazemos como produto técnico e tecnológico (PTT) a produção de um livro, que busca inspirar os profissionais da educação, estudantes do ensino médio e suas famílias por meio de histórias de superação, destacando a importância da inclusão de pessoas com deficiência na educação básica. A metodologia para a construção do livro abrangeu a análise de artigos científicos, relatos de ex-alunos da autora e conversas com profissionais da educação. O conteúdo da obra é organizado em quatro capítulos, os quais descrevem: como nasce um professor no primeiro capítulo, os desafios enfrentados na formação da docência no segundo capítulo, na sequência do terceiro capítulo os avanços na educação básica e a sustentabilidade, trazendo também um recorte histórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito ambiental e a contextualização das Pessoas com deficiências (PcD) nos dias atuais. Adicionalmente, são mencionadas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), os quais contextualizam a proposta desta obra. No capítulo final, apresentam-se histórias de superação que têm como objetivo gerar empatia no leitor e incitá-lo a agir de forma urgente frente às questões de sustentabilidade, promovendo equidade, igualdade e equilíbrio para a construção de uma sociedade mais humana. As etapas subsequentes à fase de qualificação contemplam o processo de validação do livro pelos docentes da escola pública Pedro Barros Filho, localizada no bairro de Piedade, município de Jaboatão dos Guararapes/PE, por meio da aplicação de um questionário estruturado na plataforma Google Forms. Essa etapa visa reunir percepções e avaliações que contribuam para a análise crítica e o aprimoramento do material produzido.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO BEZERRA DE ALMEIDA JUNIOR
Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Interna - 1622240 - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
Notícia cadastrada em: 12/08/2025 17:27
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