A ABELHA NATIVA E O SÁBIO: PARADIDÁTICO MULTIMÍDIA PELA PROMOÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO DE PAULO FREIRE
Abelhas Nativas; Educação Ambiental; Mellis Bee; Paradidático; Pedagogia da Indignação.
Este projeto de mestrado visa a elaboração de um paradidático intitulado "A Abelha Nativa e o Sábio", com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a transformação social na perspectiva da Pedagogia da Indignação, de Paulo Freire. O trabalho parte da premissa de que as abelhas nativas são essenciais para a biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas, desempenhando papel crucial na produção de alimentos e na economia, especialmente no contexto brasileiro. Com base nisso, busca-se investigar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente e sua interseção com a educação ambiental, analisando a eficácia de práticas pedagógicas voltadas à transformação crítica e conscientização dos estudantes. O produto final do projeto será um paradidático que integra a história de uma abelha nativa, Mellis Bee, e suas reflexões sobre a degradação ambiental e a identidade cultural brasileira, com um sábio, Paulo de Assis. Através dessa narrativa, o material propõe uma abordagem educativa que dialogue com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a legislação brasileira sobre educação ambiental. A metodologia utilizada será uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, com aplicação do paradidático em turmas do ensino fundamental II em Recife, PE, para avaliar sua eficácia na conscientização ambiental e sua potencial aplicabilidade em outros contextos educacionais