Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL MANOEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATANAEL MANOEL DA SILVA
DATA : 10/06/2025
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

DO PARADIDÁTICO AO TABULEIRO: a ludicidade como estratégia didática para um ensino contextualizado do Direito Ambiental na Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Direito Ambiental; Leis Ambientais; Justiça socioambiental; Recursos didáticos.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A Educação Ambiental configura-se como um componente essencial na formação de sujeitos críticos, reflexivos e socialmente comprometidos com a sustentabilidade. Ao estimular o protagonismo estudantil, ela possibilita que os educandos se reconheçam como agentes transformadores, capazes de multiplicar práticas ambientalmente responsáveis e de intervir na realidade que os cerca. Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da Educação Ambiental no âmbito da educação básica, com ênfase no ensino do Direito Ambiental, reconhecendo a carência de materiais didáticos voltados a essa temática nas escolas. Partindo da necessidade de compreender os fundamentos, princípios e legislações que regem o Direito Ambiental, esta pesquisa propõe a criação e aplicação de dois produtos educacionais como recursos pedagógicos: um livro paradidático e um jogo de tabuleiro. O livro, com linguagem acessível e conteúdo ilustrado, aborda normas ambientais, dilemas éticos e o papel do cidadão na preservação ambiental, sendo destinado a estudantes e professores do ensino médio. Já o jogo de tabuleiro constitui uma proposta lúdica e participativa, que estimula o raciocínio crítico, a cooperação e o protagonismo estudantil por meio da resolução de situações-problema relacionadas ao contexto jurídico-ambiental. Ambos os materiais foram elaborados com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que orientam práticas educativas voltadas à sustentabilidade e à cidadania ambiental. A pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, com análise documental, aplicação de formulários aos públicos-alvo e levantamento de materiais pedagógicos já existentes. Os resultados indicam a necessidade de integrar, de forma sistemática, conteúdos relacionados ao Direito Ambiental no currículo da educação básica, promovendo uma abordagem crítica, contextualizada e interdisciplinar da Educação Ambiental. Os produtos desenvolvidos demonstram potencial como estratégias pedagógicas inovadoras para a formação de sujeitos conscientes, participativos e comprometidos com a justiça socioambiental. Contudo, destaca-se a importância de validar a eficácia desses materiais por meio de sua aplicação em ambiente escolar, observando o interesse, a compreensão e o engajamento dos estudantes, bem como a avaliação dos docentes quanto à sua relevância e aplicabilidade. Espera-se, portanto, que o livro paradidático e o jogo de tabuleiro contribuam para o ensino do Direito Ambiental de forma contextualizada e atrativa, consolidando-se como recursos pedagógicos significativos no processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Externa à Instituição - MARÍLIA RIBEIRO SALES CADENA - UFRPE
Interna - ***.150.764-** - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 17:16
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