CARTILHA GEOAMBIENTAL DIGITAL INTERATIVA COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: “EXPLORANDO O RIO CAPIBARIBE - APRENDER, DIAGNOSTICAR E PRESERVAR”
Bacia do Rio Capibaribe; Limoeiro; Cartilha Digital; Comunidade Escolar
A Bacia do Rio Capibaribe, situada em Pernambuco, é uma das mais relevantes do Nordeste brasileiro. Com cerca de 240 km de extensão, o Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará e deságua no Oceano Atlântico, em Recife. Neste contexto, objetivou-se elaborar uma cartilha geoambiental digital interativa "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar", como instrumento de sensibilização ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (ODS 4, 6, 12, 14 e 15). O projeto foi desenvolvido no Colégio Terceiro Milênio, em Limoeiro-PE, com foco nos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e seus professores. De caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a pesquisa organizou-se em seis etapas: diagnóstico inicial dos conhecimentos prévios, sensibilização e coleta de percepções, levantamento de dados por meio de pesquisa de campo, criação de materiais educativos, elaboração da cartilha interativa e implementação com avaliação através da coleta de feedback. A validação do trabalho foi feita mediante a aplicação de questionários a alunos e professores, utilizando a escala Likert para alunos e os critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade) para professores, obtendo avaliações satisfatórias. Os resultados indicaram que a cartilha se consolidou como uma ferramenta dinâmica, interativa e eficaz para o aprendizado e a sensibilização ambiental. Destacou-se ainda como uma iniciativa inovadora no contexto escolar, focando na bacia do rio Capibaribe e em seu entorno, especialmente no município de Limoeiro. A cartilha proposta como produto resultante do presente TCP diferencia-se por abranger especificamente a bacia do rio Capibaribe e seu entorno, particularmente no município de Limoeiro.