Banca de DEFESA: UBIRAJARA RODRIGUES DE MIRANDA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UBIRAJARA RODRIGUES DE MIRANDA NETO
DATA : 29/05/2024
HORA: 19:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:
APLICABILIDADE DA CARTILHA EM SALA DE AULA: FERRAMENTA PARA O COMBATE DA INVISIBILIDADE BOTÂNICA
 

PALAVRAS-CHAVES:
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Ensino de Botânica; Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem.
 

PÁGINAS: 45
RESUMO:
Entender a invisibilidade botânica é crucial para elevar a consciência ambiental, destacando o papel vital das plantas nos ecossistemas. Desvendar aspectos relacionados a esta temática também abre portas para avanços na medicina e biotecnologia, identificando propriedades úteis em plantas para inovações terapêuticas e tecnológicas. A compreensão dos conceitos de botânica e sua importância para a vida humana e a sustentabilidade do planeta são essenciais para perceber o ambiente de forma mais abrangente. Recursos como atividades práticas, observação, experimentação e identificação de espécies vegetais, contribuem para uma compreensão mais aprofundada da estrutura e função das plantas, além de desenvolver habilidades de criticidade, comunicação e trabalho em equipe. A integração de tecnologias digitais, como cartilhas e informativos, também é sugerida como forma de tornar o ensino mais atrativo e personalizado, estimulando a motivação dos alunos. Dentro desse contexto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma cartilha digital sobre invisibilidade botânica para os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos incluem compreender as potencialidades e fragilidades dos estudantes, desenvolver estratégias de ensino, selecionar um design adequado para a cartilha, implementá-la em sala de aula e obter validação do produto técnico por meio de revisão por pares. Aprimorando as competências relacionadas à educação ambiental e promovendo a conservação do patrimônio natural, a pesquisa foi desenvolvido no Instituto Raquel de Queiroz, escola da rede privada de Recife, a metodologia foi dividida em três partes: (i) sala de aula invertida com o propósito de discutir os principais conceitos em botânica; (ii) ilhas de conhecimento para trabalhar transdisciplinaridade, estimulando a articulação de ciências com outras áreas e (iii) após compreender as fragilidades e potencialidades dos alunos, o professor desenvolveu a cartilha para aplicar em sala de aula. Após a confecção, a cartilha foi aplicada em sala de aula, como resultado avaliativo os estudantes utilizaram o material em questão para responder um questionário.Essa cartilha impactou no ensino de botânica e na forma de como o discente visualiza o contexto em que as plantas estão inseridas em seu cotidiano, resultando na pesquisa ativa do estudante sobre o tema em questão e ampliando a percepção ambiental dos mesmo, transformando-os em sujeitos ativos na preservação do meio ambiente.
 

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JESSIKA FERNANDA FERREIRA RIBEIRO
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Presidente - 2364049 - PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 19:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06