Banca de DEFESA: MILENA ARAUJO SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA ARAUJO SENA
DATA : 13/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA COMPREENSÃO DA CONTAMINAÇÃO POR PLÁSTICOS E MICROPLÁSTICOS NO AMBIENTE MARINHO.


PALAVRAS-CHAVES:

Poluição por plásticos; Microplásticos; Ensino básico; Sequência Didática; Aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A poluição do ambiente aquático por plásticos e microplásticos é um assunto de suma importância para ser trabalhado na comunidade escolar, visto que as ações de alunos, professores e familiares, interferem diretamente nessa poluição e no ecossistema aquático. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico, geralmente com menos de cinco milímetros de diâmetro, que estão presentes em diversos ambientes, desde oceanos, rios, lagos, solos e até mesmo no ar. Essas partículas de microplástico representam uma preocupação crescente devido aos seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão de responsabilidade da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a maior parte dos estudantes residem ou estão inseridos na comunidade da Borborema, situada a poucos metros da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e da praia de Boa Viagem em Recife-PE. O objetivo principal do trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, sobre as consequências da poluição por plástico e microplásticos, através da aplicação de uma sequência didática. A sequência didática foi aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que possui uma média de onze e doze anos de idade. Para realização dessa sequência, foram trabalhadas 8 aulas, sendo 4 módulos com aulas geminadas de 50 min cada. A sequência didática procurou colocar os alunos como agentes inseridos no ambiente obtendo o conhecimento necessário sobre a origem, distribuição e impactos dos microplásticos e plásticos e as melhores estratégias para mitigar o problema. A fim de avaliar a eficácia da sequência didática foi aplicado um questionário aos alunos, antes e depois da sequência didática, o que permitiu concluir que houve aprendizagem significativa. A sequência didática permitiu aos alunos um aprofundamento no tema de plásticos e microplásticos despertando a curiosidade, criticidade e ludicidade. Este produto traz uma temática que é de grande relevância para ser trabalhada no ambiente escolar, pois aborda a problemática muito atual sobre o descarte inadequado de plásticos, que é um grande problema socio-ambiental. Sua implementação pode gerar impactos positivos, promovendo uma mudança de atitude em relação ao descarte correto e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O produto alinha a teoria e a prática, proporcionando uma verdadeira imersão no método científico, o que é fundamental para a educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552236 - HELOTONIO CARVALHO
Interna - 1296119 - JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - JESSÉ MARQUES DA SILVA JÚNIOR PAVÃO - CESMAC
Notícia cadastrada em: 24/04/2025 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02