ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DOS ESTUDANTES SOBRE AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE ATRÁVES DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO
Preservação Ambiental; Áreas de Preservação Permanente; Educação Ambiental.
O estudo aborda a importância da preservação ambiental, destacando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) como mecanismos essenciais para a conservação dos recursos hídricos, proteção da biodiversidade e mitigação de impactos ambientais causados pela ação antrópica. Baseado no Código Florestal Brasileiro, o trabalho detalha as funções das APPs, que incluem a estabilização do solo, controle de erosão e fornecimento de habitats para diversas espécies, além de proteger corpos d’água contra degradações como o assoreamento. Enfatiza-se o papel das matas ciliares como barreiras naturais contra poluição e deslizamento, ressaltando sua relevância no equilíbrio ecológico. A análise também aborda a crise hídrica potencial, derivada do uso desordenado dos recursos, e destaca a educação ambiental como estratégia transformadora, capacitando jovens para compreenderem e enfrentarem desafios socioambientais. Por meio de uma disciplina eletiva, estudantes do ensino médio desenvolveram um mapa colaborativo utilizando geotecnologias, promovendo a identificação e preservação de APPs no município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A metodologia incluiu aulas expositivas e práticas, englobando a utilização de ferramentas como My Maps e Google Earth, e discutiu temas como cartografia, biomas, mudanças climáticas e sustentabilidade. A iniciativa demonstrou o potencial educativo de tecnologias digitais na conscientização ambiental, fomentando o protagonismo estudantil e a integração de práticas sustentáveis. Conclui-se que, além da legislação, é fundamental engajar a sociedade, especialmente os jovens, em ações educativas que reforcem a preservação ambiental e assegurem recursos naturais para as futuras gerações.