Baralho da sustentabilidade como uma proposta gamificada de ensino da gestão de resíduos sólidos para estudantes da educação básica.
educação ambiental; metodologias ativas; gamificação; jogo de cartas; descarte de lixo.
À medida que o tempo passa, a sociedade passa por transformações de suas convenções como um reflexo do que se vive e como se vive. A educação é diretamente impactada por essas transformações que vão desde as políticas educacionais, a gestão escolar, até o tipo de lousa, configuração das cadeiras, o que se estuda e como se estuda. Professores atualizados podem contar com metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem para inserir o aluno no processo de construção do seu próprio conhecimento com o despertar de seu interesse com assuntos atuais, trazendo sentido para sua jornada. Através de um baralho com o tema central de sustentabilidade, nossos estudantes da educação básica poderão criar empatia e desenvolver novas habilidades e competências exigidas no mundo atual como as descritas na Base Nacional Comum Curricular, assim, identificando os problemas do descarte irregular de resíduos sólidos e inovando ou criando soluções com o menor impacto ambiental frente à má gestão destes materiais.