Aplicacao do Processo de Gamificacao no Ensino da Hidrografia
Educação Básica; Recurso hídrico; Sequência didática; Tecnologias Educacionais.
A gamificação com jogos de cartas na educação básica favorece o envolvimento dos alunos, estimula habilidades cognitivas e sociais, tornando o aprendizado mais dinâmico, inclusivo e significativo, ao conectar conteúdos escolares com experiências lúdicas e colaborativas. Nesse contexto, o projeto de atuação teve como objetivo desenvolver um jogo educativo com elementos de gamificação como estratégia pedagógica para promover aprendizagem significativa, participativa e contextualizada em hidrografia no Ensino Médio. A pesquisa será de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com uma sequência didática gamificada a ser elaborada e aplicada no Colégio Piedade, situado no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes-PE, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. A proposta da sequência didática compreende quatro encontros, cada um com duas aulas geminadas de 50 minutos, totalizando oito momentos de aprendizagem. Durante a aplicação, os alunos serão inseridos como protagonistas do processo de ensino, participando ativamente das atividades e interações propostas. Como resultados esperados, contribuir para a consolidação de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de geografia, de forma a estimular o interesse dos estudantes e, simultaneamente, contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis quanto ao uso dos recursos hídricos. Pretende-se, ainda, promover a compreensão da importância da água e de seu papel fundamental na manutenção da vida, relacionando tais aspectos ao comportamento humano no ciclo hidrológico.