Banca de DEFESA: JOHNY NUNES CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHNY NUNES CAVALCANTI
DATA : 30/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO: Um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: preservação ambiental; biodiversidade; educação ambiental; guia ilustrado; ecossistemas; desenvolvimento sustentável


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A descrição das espécies e a conscientização sobre os ecossistemas locais são fundamentais para a preservação ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Este trabalho propõe a elaboração de um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água, desenvolvido com a participação ativa dos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Vereador Antônio Januário, situada no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. O produto educacional tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a biodiversidade dos ambientes naturais do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que enfatizam a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A construção do produto educacional foi estruturada em três fases: 1) Fase teórica, 2) Aula de campo, e 3) Produção do guia ilustrado. Na fase inicial, foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os ecossistemas locais. A partir dos resultados, foram ministradas aulas interdisciplinares nas disciplinas de História, Ciências e Geografia, com foco na preservação ambiental dos locais estudados, preparando os estudantes para a aula de campo. Durante a atividade em campo, os estudantes tiveram a oportunidade de imergir nos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água, identificando e documentando espécies da fauna e flora desses ambientes. Após a aula de campo, os estudantes participaram da produção do guia ilustrado, no qual ilustraram e descreveram as espécies observadas, incluindo informações sobre suas características biológicas, importância ecológica e status de conservação. O guia, além de ser um produto educativo, serve como uma ferramenta colaborativa e didática, ficando disponível no acervo escolar para futuros usos pedagógicos. Após a finalização da produção do guia, o questionário diagnóstico foi reaplicado para avaliar a evolução do entendimento dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental. O produto educacional foi validado entre pares conforme os critérios da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade), possibilitando a avaliação da eficácia do produto em promover uma maior sensibilização ambiental entre os estudantes. Este trabalho contribui significativamente para a formação de uma percepção crítica sobre a preservação ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem agentes ativos na proteção dos ecossistemas e alinhados aos ODS, promovendo a sustentabilidade local e global.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3884967 - DIJANAH COTA MACHADO
Externa à Instituição - GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05