Estratégia FLEX-AS para o ensino do surgimento e evolução do planeta Terra
Educação Geográfica; Estratégia Didática; Aprendizagem Significativa Crítica; Flexibilidade Cognitiva
Sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente e atenuar a desigualdade de acesso à educação de qualidade são propostas articuladas pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entretanto, tais ações dependem de mudanças nas formas como se ensina e se aprende. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, e é nesse contexto que se inserimos a FLEX-AS. Esta estratégia didática é concebida a partir do encontro teórico da Teoria da Aprendizagem Crítica com a Flexibilidade Cognitiva, e a partir do desenvolvimento dessa temos a chance de explorar os conhecimentos prévios e permitir a flexibilização do conhecimento dos estudantes. Isto se configura como uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências das mais diversas áreas, mais especificamente, do conhecimento geográfico e ambiental. Nesse sentido, esse estudo propõe elaborar e implementar uma proposta de FLEX-AS, visando favorecer uma aprendizagem flexível, crítica e contextualizada sobre o tema “Surgimento e Evolução do Planeta Terra” junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a ser aplicada no componente curricular de Geografia, voltado aos conteúdos de acordo com as habilidades específicas e competências propostas pela BNCC e Currículo de Pernambuco. Sendo a FLEX-AS configurada como uma estratégia didática fundamentada na flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, estruturada em seis momentos pedagógicos interrelacionados: apresentação, desconstrução, resolução, ideação, criação e avaliação. Essa abordagem visa transcender a mera transmissão teórica, promovendo aprendizagens significativas, críticas e aplicáveis. Ao priorizar a funcionalidade pedagógica, a FLEX-AS oferece aos docentes um modelo estruturado, porém adaptável, que potencializa a eficácia do trabalho educativo em contextos diversos. Como resultados esperados o uso de vídeos e hiperlinks facilitará a compreensão das escalas geológicas e da evolução terrestre, promovendo habilidades metacognitivas e análise crítica, os estudantes relacionarão eventos globais a problemas locais, como o aquecimento global, integrando conhecimentos científicos e éticos e atividades criativas consolidarão a aprendizagem, valorizando diferentes estilos e engajamento.