Banca de QUALIFICAÇÃO: STELIO MARQUES DE SANTANA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STELIO MARQUES DE SANTANA JÚNIOR
DATA : 09/05/2025
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

Estratégia FLEX-AS para o ensino do surgimento e evolução do planeta Terra


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Geográfica; Estratégia Didática; Aprendizagem Significativa Crítica; Flexibilidade Cognitiva


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente e atenuar a desigualdade de acesso à educação de qualidade são propostas articuladas pela Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entretanto, tais ações dependem de mudanças nas formas como se ensina e se aprende. Para contribuir com o ensino crítico preconizado pela BNCC são necessárias abordagens inovadoras, problematizadoras, e é nesse contexto que se inserimos a FLEX-AS. Esta estratégia didática é concebida a partir do encontro teórico da Teoria da Aprendizagem Crítica com a Flexibilidade Cognitiva, e a partir do desenvolvimento dessa temos a chance de explorar os conhecimentos prévios e permitir a flexibilização do conhecimento dos estudantes. Isto se configura como uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências das mais diversas áreas, mais especificamente, do conhecimento geográfico e ambiental. Nesse sentido, esse estudo propõe elaborar e implementar uma proposta de FLEX-AS, visando favorecer uma aprendizagem flexível, crítica e contextualizada sobre o tema “Surgimento e Evolução do Planeta Terra” junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a ser aplicada no componente curricular de Geografia, voltado aos conteúdos de acordo com as habilidades específicas e competências propostas pela BNCC e Currículo de Pernambuco. Sendo a FLEX-AS configurada como uma estratégia didática fundamentada na flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, estruturada em seis momentos pedagógicos interrelacionados: apresentação, desconstrução, resolução, ideação, criação e avaliação. Essa abordagem visa transcender a mera transmissão teórica, promovendo aprendizagens significativas, críticas e aplicáveis. Ao priorizar a funcionalidade pedagógica, a FLEX-AS oferece aos docentes um modelo estruturado, porém adaptável, que potencializa a eficácia do trabalho educativo em contextos diversos. Como resultados esperados o uso de vídeos e hiperlinks facilitará a compreensão das escalas geológicas e da evolução terrestre, promovendo habilidades metacognitivas e análise crítica, os estudantes relacionarão eventos globais a problemas locais, como o aquecimento global, integrando conhecimentos científicos e éticos e atividades criativas consolidarão a aprendizagem, valorizando diferentes estilos e engajamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1279571 - KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
Externo à Instituição - MARCELLO RAMALHO DE MELLO
Interna - ***.150.764-** - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 24/04/2025 10:49
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