MARISCAR: um aplicativo móvel como recurso pedagógico para o ensino ecologia marinha
Água; Ecocidadania; Educação Ambiental; ODS; TDICs.
O ensino de ecologia, historicamente, tem desempenhado um papel importante na promoção de aprendizagens para a formação integral do indivíduo. Essa ciência multidisciplinar e complexa combinada com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como os aplicativos móveis, apresentam-se como recursos pedagógicos para o ensino-aprendizagem nas ciências ambientais e podem auxiliar na conscientização das comunidades ribeirinhas acerca dos ecossistemas marinhos e seus impactos ambientais. Assim, o referido projeto de qualificação, tem como objetivo, criar um aplicativo móvel sobre o ensino de ecologia marinha que vise a sensibilização ambiental para práticas sustentáveis no cotidiano dos estudantes, mediante a Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A metodologia que será utilizada evidencia-se como uma pesquisa ação, com abordagem qualitativa e natureza aplicada. A pesquisa será aplicada aos estudantes do 1° ano do ensino médio, com a realização da validação do aplicativo pelos professores de ciências e biologia da educação básica. Nesse contexto, a problemática de pesquisa é a seguinte: "de que maneira a utilização de um aplicativo móvel, por professores de ciências e biologia, sobre o ensino de ecologia marinha, pode contribuir para a sensibilização ambiental dos estudantes do ensino médio?". Nessa perspectiva, a resposta para a pergunta de pesquisa e os resultados esperados estão pautados nos critérios da CAPEs, devendo-se considerar a questão do impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade para a criação de um produto técnico e tecnológico aplicável, baixo custo e acessível.