Banca de DEFESA: AARON DELSON DE ARAUJO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AARON DELSON DE ARAUJO LIMA
DATA : 25/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

PETBANANA: UMA JORNADA EDUCATIVA EXPLORANDO A CRIAÇÃO DE UMA ETA SUSTENTÁVEL COM O USO DA CASCA DE BANANA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental, Estação de Tratamento de Água, Biofiltrante, Metais Pesados, Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática inovadora para o ensino de Ciências, focada na criação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) simplificada utilizando garrafas PET e cascas de banana como biofiltrante de metais pesados. O projeto foi idealizado para proporcionar uma abordagem experimental e investigativa, promovendo a conscientização ambiental e incentivando o protagonismo estudantil na solução de problemas locais. A pesquisa parte da premissa de que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, a água foi abordada como um recurso essencial para a vida e a sustentabilidade, analisando sua disponibilidade no Brasil e no mundo, os impactos da poluição hídrica e a necessidade de soluções acessíveis para o tratamento desse recurso. Um dos pontos centrais do estudo foi a investigação da casca de banana como bioadsorvente de metais pesados. Com base em pesquisas prévias, foram exploradas suas propriedades naturais de adsorção de íons metálicos, avaliando sua eficiência na remoção de contaminantes da água. Para isso, os estudantes realizaram experimentos laboratoriais e coletaram amostras do canal de Santa Cruz, em Itapissuma/PE, verificando a presença de metais como ferro, alumínio e cobre antes e depois da aplicação do biofiltrante. A sequência didática proposta foi estruturada em cinco módulos, contemplando desde a análise qualitativa da água e a construção do protótipo da ETA até a divulgação científica dos resultados em feiras de conhecimento. Durante as atividades, os estudantes foram incentivados a desenvolver habilidades de investigação, formulação de hipóteses e validação experimental, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Os resultados da aplicação indicaram que a proposta atingiu seus objetivos, contribuindo para o aprendizado sobre o ciclo da água, os impactos ambientais da poluição hídrica e a importância de alternativas sustentáveis para o tratamento da água. A validação do produto pedagógico foi realizada por professores e especialistas, que destacaram a relevância da metodologia para o ensino de Ciências e sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais. Além de seu caráter educativo, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aos objetivos 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água), reforçando a importância da ciência como ferramenta para compreender e mitigar problemas ambientais. Dessa forma, esta dissertação contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, demonstrando o potencial da experimentação científica na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre a preservação dos recursos


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316560 - ADRIANE PEREIRA WANDENESS
Externo ao Programa - 1124755 - ANDRE MORGADO ESTEVES - nullInterno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 18/03/2025 09:20
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