CONSTRUÇÃO DE UM PORTFÓLIO A PARTIR DE PESQUISAS SOBRE MICRO-ORGANISMOS, EM UMA ESCOLA DE REFÊRENCIA DE ENSINO MÉDIO– RECIFE – PE.
Conhecimento ; Microrganismos; Meio ambiente
É comum deparar-se com micro-organismos no dia a dia, seja em algum alimento ou no próprio ambiente. O conhecimento sobre os micro-organismos é necessário, pois, a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios, remetendo sempre ao lado ruim desses organismos. A relevância dos fungos abrange o âmbito escolar, e é perceptível que no conteúdo dos fungos existe um vasto campo de aprendizagem, e que em alguns conteúdos das Ciências Naturais se apresentam complexos e com alto nível de abstração, que acarreta numa carência nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de desenvolver a construção de materiais pedagógicos, através de um portfólio, a partir da investigação sobre a presença de micro-organismos em ambiente escolar. Este trabalho foi realizado com estudantes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, em uma Escola pública no município de Recife/PE. As atividades práticas e expositivas, visando o desenvolvimento do interesse na área científica e o meio ambiente, foram desenvolvidas no componente curricular de Biologia, e assim, feito a observação e a prática do crescimento de fungos e a do meio de cultura por meio do uso de materiais de fácil acesso e amplamente conhecidos no dia a dia dos estudantes. Neste sentido, foi aplicado dois questionários na modalidade online utilizando o formulário, um questionário para o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e outro direcionado para os professores de ensino médio e fundamental, de várias disciplinas. Este questionário teve a finalidade de avaliação e aplicação do produto técnico tecnológico, portfólio. As atividades práticas, incluíram que o cultivo e a observação destes seres , promoveram uma abordagem mais dinâmica e interativa do conteúdo, o que resultou em um maior engajamento dos estudantes com o conteúdo e do reforço seu entendimento pelos alunos sobre os processos biológicos que envolvem esses micro-organismos, como também desenvolveram uma visão mais ampla sobre o papel crucial que eles desempenham no ciclo de nutrientes, na decomposição orgânica e na interação com outros seres vivos. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma melhora significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema, após a realização das atividades práticas e expositivas. Foi possível observar um avanço nas habilidades relacionadas a verificação, análise, e a compreensão de conceitos relacionados aos fungos, principalmente na importância no ecossistema. Portanto, os resultados desta pesquisa confirmam que o uso de fungos como material pedagógico oferece uma alternativa valiosa para o ensino de Biologia e na Educação ambiental.