Pilhados na Reversa: um recurso tecnológico voltado para o correto descarte de pilhas e baterias
Educação ambiental, Pilhas e Baterias, Aplicativo, Resíduos Sólidos
Promover o uso de um recurso tecnológico voltado a temática ambiental tem como base a inserção de práticas pedagógicas inovadoras, ligadas a importância de se intensificar o debate sobre o estudo das ciências ambientais. Neste sentido, busca-se minimizar os impactos gerados pela ação antrópica, principalmente quando nos deparamos com a necessidade de instruir, convencer e motivar a população, através da realização de forma correta o descarte dos seus resíduos sólidos. Dessa forma este trabalho busca o desenvolvimento de um aplicativo, que possa fazer o usuário refletir, se sensibilizar e ainda ser guiado aos locais adequados de descarte de pilhas e baterias. No tocante ao aprendizado e reflexão, o aplicativo indica aos seus usuários as bases legais e de contexto social, com a finalidade de demonstrar a importância e responsabilidade que envolvem os assuntos relacionados a educação ambiental. A importância do alerta para o descarte correto de pilhas e baterias se apoia no fato de que tais descartes são nocivos à saúde humana e que podem desenvolver patologias severas para a população. Além disso, o recurso tecnológico “Pilhados na Reversa” é um aplicativo que também proporciona a explação do conhecimento dos usuários, introduzindo as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como a ODS3 (Saúde e bem-estar) e ODS6 (Água potável e saneamento) e ODS11 (Cidades e comunidades sustentáveis). O aplicativo foi desenvolvido com diversos recursos, que proporcionam muito mais que um dispositivo mobile, pois ele também se propõe a ser de fácil utilização, aliando os recursos de geolocalização, aptos a cadastrar os locais corretos de descarte com ênfase nos municípios pernambucanos de Igarassu e Itapissuma, e direcionar os usuários a depositar pilhas e baterias já utilizadas de forma apropriada. O planejamento, desenvolvimento e construção do aplicativo, tem como maior objetivo facilitar o acesso e expandir o ensino das ciências ambientais em escolas de ensino médio, com o intuito de desenvolver não apenas cidadãos críticos, mas agentes multiplicadores e modificadores na sociedade.