Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO MATIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO MATIAS DA SILVA
DATA : 01/08/2024
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA ENGAJAR OS JOVENS NA LUTA PELA MELHORIA DOS (SEUS) MICRO MUNDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Sequência Didática; Educação Ambiental Crítica


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Oportunizar no território de construção de saberes formais o oportuno espaço para a Educação Ambiental Crítica (EAC), principalmente nos últimos anos do ensino fundamental, torna-se uma prioridade, evitando quaisquer superficialidades na maneira em que as temáticas socioambientais são contempladas, não raras vezes, apenas complementando ou transversalizando as abordagens nas disciplinas de ciências e geografia (BRASIL, 2018), didaticamente subsumida na apresentação de uma literatura que muitas vezes não apresenta proximidade com a realidade primeira dos estudantes. Nesse contexto, quando existem abordagens que proponham um alargamento do conceito de ecologia e é introduzido o olhar sobre a ecologia humana, através de proposições analíticas que se estruturam sobre uma reflexão crítica a respeito da realidade concreta que se apresenta no cotidiano das pessoas, encontram-se tais debates e reflexões pontualmente apresentados, muito mais por mérito do(a) professor(a) do que na construção própria do planejamento pedagógico que orienta as atitudes e procedimentos da estrutura do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. O projeto intitulado Uma sequência didática como ferramenta de transformação social: Educação Ambiental Crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundos, buscar ampliar o debate reflexivo-crítico que o estudo da Educação Ambiental (EA) pode proporcionar no campo da abordagem sociedade-natureza, contribuindo para a compreensão de que a demanda ambiental contemporânea está indissociada dessa relação dicotômica e que a Educação Ambiental Crítica possui papel articulador central entre as diversas disciplinas, bem como na ampliação do entendimento de que no conjunto do que se entende por “meio-ambiente”, existem diversos universos interseccionados, de plantas a animais, desertos a florestas, seres-humanos, moradias, fome e violência. A Sequência Didática (SD) também se apresenta em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, situando sua abordagem nas ODS 4 - Educação de qualidade, ODS 6 - Água limpa e saneamento e ODS 10 - Redução das desigualdades. A sequência aqui desenvolvida deve prestar-se à apropriação, adaptação e aplicação nos mais diversos cenários de aprendizagem, por professores da educação formal ou informal e em qualquer região do país onde haja a necessidade do debate crítico a respeito da relação entre a humanidade e o ambiente natural, numa perspectiva preservacionista e equilibrada dos desdobramentos oriundos dessa mesma relação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736354 - BRUNO SEVERO GOMES
Interno - 1552236 - HELOTONIO CARVALHO
Externo à Instituição - RODRIGO FELIPE RODRIGUES DO CARMO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 13:23
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