Banca de DEFESA: MEIRIANE TAMIRIS SENA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEIRIANE TAMIRIS SENA DA CUNHA
DATA : 16/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET
TÍTULO:

Parasito Game: Uma jornada tecnológica para educação ambiental e saúde na prevenção de doenças parasitológicas de veiculação hídrica


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologia inovativa, Ensino de Parasitoses, Jogo digital.


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Parasitoses são infecções provocadas por protozoários e helmintos, essas estão associadas a fatores econômicos, sociais e ambientais. Muitas dessas doenças são de veiculação hídrica, é fundamental trabalhar juntas a educação em saúde e ambiental, para conscientizar o estudante a mitigar a propagação dos agentes etiológicos que impactam a saúde e entender sobre as condições do meio em que está inserido. No intuito de criar soluções tecnológicas que viabilizem a aprendizagem sobre parasitoses de veiculação hídrica, e em virtude do aumento de casos em escolares, surgiu a ideia de desenvolver um Produto Técnico ou Tecnológico (PTT) baseado em um jogo. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um jogo digital para estudantes da educação básica, visando contribuir com a prevenção e redução das parasitoses de veiculação hídrica. O PTT está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 6 (Água potável e saneamento básico). Em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico a respeito da temática parasitologia e recursos digitais, para saber o tipo de jogo que seria abordado, em seguida, foi elaborado um formulário pelo Google Forms, e o mesmo foi aplicado com estudantes do 7º ano do ensino fundamental II, para verificar o grau de conhecimento pré-existente sobre o assunto. O jogo digital, Parasito Game foi validado por professores da educação básica, através de um questionário elaborado pelo google forms, sobre perfil profissional, estética, avaliação do material educativo e os critérios da CAPES. Em relação ao produto educacional, quando questionados sobre a linguagem atrativa e de fácil compreensão, 100% concordaram totalmente. Quanto à clareza dos conceitos e argumentos apresentados, 93,3% concordaram totalmente, enquanto 6,7% mostraram concordância. Em relação aos critérios da CAPES todos concordaram com mais de 80% que o Parasito Game atendeu os parâmetros julgados com destaque a Complexidade, os avaliadores demonstraram que possui fácil interação com os conhecimentos do docente e apresenta potencial didático para ser utilizado em sala de aula como recurso digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALISSANDRA TRAJANO NUNES - UPE
Interna - ***.332.134-** - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFRPE
Presidente - ***.150.764-** - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 15:26
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