PRÁTICA DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO RACISMO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pensamento Decolonial. Prática Docente. Educação Antirracista
Esta pesquisa de Mestrado está sendo desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em
Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal
de Pernambuco- UFPE, vinculada à Linha de Ensino, Docência e Aprendizagem. Dialoga com
os teóricos, versando sobre a educação das relações étnico-raciais, a partir da prática docente
como um enfrentamento ao racismo nos anos iniciais do ensino fundamental em um contexto
de escola pública municipal de Caruaru-PE. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica
do Pensamento Decolonial (Walter Mignolo, 2007; Aníbal Quijano, 2005; Henrique Dussel,
2005; Catherine Wash, 2009; Ramón Grosfoguel, 2006, 2007), por nos permitir analisar o
contexto da produção dos dados a partir de uma lógica contra-hegemônica, que nos permite
observar a partir do “outro subalternizado”. Nosso campo de pesquisa se desenvolverá na
Escola Municipal Guiomar Lyra, situada na periferia de Caruaru-PE, no Bairro Centenário. Para
melhor desenvolver nosso trabalho, delimitamos como problema de pesquisa: Quais os desafios
e os avanços vivenciados pelos professores para desenvolverem práticas docentes de
enfrentamento do racismo nos anos iniciais? Como pressuposto da pesquisa, temos: O racismo
estruturante da sociedade brasileira está presente no cotidiano das escolas, desafiando os
professores a desenvolverem práticas docentes antirracistas. Já o objetivo geral da pesquisa é:
Compreender as práticas docentes antirracistas desenvolvidas por professoras nos anos iniciais
do ensino fundamental. E os específicos: a) identificar e caracterizar os desafios enfrentados
pelas professoras sujeitos da pesquisa no desenvolvimento de práticas docentes antirracistas; b)
identificar os avanços no enfrentamento do racismo na prática docente; c) analisar as estratégias
adotadas no enfrentamento do racismo escolar. Para construir e analisar o mapeamento das
produções científicas, tomamos como referência a Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin
(2016), via análise temática, nas fases: I) Pré-Análise; II) Exploração do Material e III)
Tratamento e Inferências.