Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA AZEVEDO CABRAL DA SILVA
DATA : 27/08/2025
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

QUEREM ESCOLHER, OLHA SO... UMA PORTA SO” NAS POLITICAS CURRICULARES DE FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES: AMBIVALENCIAS DISCURSIVAS NAS DOCENCIAS PARA TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCACAO DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Formação Continuada; Docências.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Este projeto de tese se inscreve no campo do currículo, no âmbito das políticas curriculares de
formação de professores. As ventilações inquietantes que se estabeleceram para problematizar
as tensões existentes em torno das subjetivações das docências por meio das formações
continuadas são especificamente mobilizadas através do Compromisso Nacional Criança
Alfabetizada. Encontramos portas de possibilidades, através da Teoria do Discurso de Laclau e
Mouffe (2015) para caminhar por corredores plurais de significações, pelas ambivalências que
constituem os discursos sobre às docências que emergem no acontecimento dos cotidianos.
Compreendemos que os/as professores são produtores curriculares, assim como os formadores
do Criança Alfabetizada em Pernambuco, nesse contexto, problematizamos o acesso de
professores de classes multisseriadas as formações organizadas por etapas de desenvolvimento,
e no movimento de organização implica decisões/negociações desses sujeitos para o acesso aos
‘desdobramentos’ do programa, que opera com as tentativas de subjetivações através da
formação continuada. Assim, questionamos: quais efeitos da subjetivação nas docências das
classes multisseriadas através das políticas de formação continuada do Compromisso Nacional
Criança Alfabetizada? Ventilaremos alguns objetivos por entre corredores discursivos dos
documentos orientadores para vasculhar os sentidos de docências que emergem nos textos;
confabulamos com as ventanias dos formadores do CNCA no contexto pernambucano sobre as
docências em classes multisseriadas, e; pretendemos espiar pelas portas das salas de aula quais
significações emergem das docências nas Escolas do Campo que acessam as formações
continuadas para atender aos processos de alfabetização hegemonicamente estabelecidos pelo
CNCA. Diante disso, as primeiras ventilações que adentraram as portas que acessamos
apontaram ambivalências discursivas na produção das políticas curriculares de formação
continuada de professores e um cenário acirrado de disputas por significar a qualidade
educacional por meio de padrões de desempenho, o que reverberou nas propostas curriculares
formativas do programa por meio das orientações para a formação continuada e repercutiu nas
vozes/ventilações das formadoras do CNCA, que apresentaram preocupação em dar conta da
norma política da maneira que ela é solicitada. Mesmo nessa tentativa, a alteridade irredutível
emerge pelos corredores de significações como possíveis outros caminhos, mesmo que pelas
margens dos rios dos indecidíveis ou pelas frestas das portas decisórias.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - nullInterno - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MARIA JULIA CARVALHO DE MELO
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA
Notícia cadastrada em: 25/08/2025 15:47
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