Banca de DEFESA: AUGUSTO VINICIUS OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUGUSTO VINICIUS OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 31/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA (meet.google.com/neo-nopc-jvv)
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADOS NO PNLD 2022: proposições teórico-metodológicas e sua recepção por professoras

 


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização, letramento, livros didáticos, Educação Infantil, práticas de
ensino.

 


PÁGINAS: 188
RESUMO:

Na Educação Infantil, há um cenário de intensos debates acerca da pertinência ou não do
ensino da escrita nessa etapa (Brandão; Leal, 2010). De igual modo, também há polêmicas
acerca da pertinência de livros didáticos para crianças menores de 6 anos (Brandão; Silva,
2017). Diante desses cenários de disputas e das então recentes mudanças com relação à
distribuição desses materiais para a etapa da Educação infantil (Araujo; Silva, 2021), o
presente trabalho objetivou investigar livros didáticos de Educação Infantil aprovados no
PNLD 2022, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento, e a recepção desses
materiais por parte de professoras/es dessa etapa de ensino. Para tal, discutimos acerca das
diferentes perspectivas teóricas sobre o ensino inicial da língua escrita (Morais, 2012), assim
como a perspectiva de alfabetização e letramento (Soares, 2022) na Educação Infantil.
Também discutimos acerca das diferentes compreensões e funções que o livro didático
assume em nossa sociedade (Choppin, 2004), bem como sobre o percurso histórico desse
material em nosso país (Freitag; Motta; Costa, 1987). Por fim, apresentamos uma breve
discussão acerca da suposta dicotomia entre saberes práticos e teóricos (Chartier, 2007) e do
agir didático do professor na sala de aula (Messias; Dolz, 2015). O estudo foi guiado por
meio de duas linhas de abordagem: I) análise documental; II) entrevista semiestruturada; e
os dados gerados foram tratados a partir da análise de conteúdo (Bardin, 2004). Assim,
analisamos dois volumes da coleção Porta Aberta, destinada aos dois últimos anos da
Educação Infantil, tanto do ponto de vista de suas concepções teórico-metodológicas, quanto
das atividades presentes no livro distribuídos às crianças. Em nossos resultados, percebemos
as fortes influências que a revogada Política Nacional de Alfabetização (PNA) (2019)
desempenhou na elaboração do livro, a partir da significativa ênfase em 62% de atividades
no eixo de alfabetização, em detrimento de 38% de atividades de letramento, evidenciando,
ainda, uma forte influência do método fônico nas atividades. Também notamos certa
variedade de gêneros textuais, principalmente de textos de tradição oral, embora a
abordagem pedagógica desses textos apresente vários equívocos. Também foram analisadas
as verbalizações de professoras de Educação Infantil sobre esse material e os seus usos. As
respostas das docentes revelaram que o livro parece ocupar lugar de apoio em suas práticas
pedagógicas, sem constituir um objeto central nelas e, por isso, entendem como pertinente o
uso de livros na Educação Infantil. Por outro lado, as professoras apresentaram críticas ao
livro didático que utilizavam, evidenciando, sobretudo, as contradições entre as prescrições
do município e as propostas de atividades presentes nesses materiais. Por fim, percebemos
que o livro didático da coleção Porta Aberta - Educação Infantil desempenhou tanto a função
referencial, tendo em vista o alinhamento da obra às diretrizes curriculares da PNA; quanto
instrumental, servindo de suporte e apoio para as docentes desenvolverem suas práticas
cotidianas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Externa ao Programa - 1134365 - ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO - UFPEExterno ao Programa - 1132499 - ARTUR GOMES DE MORAIS - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/10/2025 11:47
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