Banca de DEFESA: TAYANNE RAFAELY LIMA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYANNE RAFAELY LIMA E SILVA
DATA : 09/10/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: TENSIONAMENTOS E DESAFIOS DISCURSIVOS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Práticas avaliativas; Documentos orientadores oficiais; Desafios discursivos.

 


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Buscando compreender o movimento das mil maneiras do cotidiano escolar se revelar,
esta pesquisa versou sobre as práticas “comuns” vivenciadas nesse espaço. De modo
específico, a pesquisa intitulada, “Práticas avaliativas dos professores do ensino
fundamental de Santa Cruz do Capibaribe: Tensionamentos e desafios discursivos”
tem por objetivo geral: compreender as práticas avaliativas de professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de Santa Cruz do Capibaribe. Nesse sentido, nos
interessamos em pensar práticas-políticas avaliativas, na rede municipal de ensino de
Santa Cruz do Capibaribe. Com passos que andam para o caminho dessas
problematizações, fomos mobilizadas pela pergunta: Como os professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de Santa Cruz do Capibaribe, realizam suas práticas
avaliativas frente aos múltiplos sentidos de avaliação em emergência nos cotidianos
escolares? Tendo em vista tal inquietação, propomos, nesta pesquisa: a)
Problematizar os sentidos de práticas avaliativas nos discursos de professores dos
anos iniciais do Ensino Fundamental; B) Analisar a produção discursiva das políticas
de avaliação da Rede Municipal de Santa Cruz do Capibaribe– PE. Tomamos como
inspiração teórico-metodológica as pesquisas com os cotidianos, uma vez que estas
nos possibilitam perceber as inventividades que envolvem as práticas dos sujeitos
(Certeau, 1994;1996; Ferraço, 2008;2016). Para esses encontros pensamos na
realização de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, com posterior
análise . Nosso referencial teórico apoiou-se nos estudos de Stephen Ball (1992,
2006, 2012) que discute os múltiplos contextos em que as políticas educacionais são
produzidas. Assim, pensamos que essa pesquisa poderá contribuir com as discussões
e problematizações que envolvem as políticas e práticas avaliativas, mobilizando
questões relacionadas a avaliação da aprendizagem e o lugar que ela ocupa na rede
municipal de ensino

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PRISCILA DE LIMA ARAÚJO AZEVÊDO
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - PRISCILA MARIA VIEIRA DOS SANTOS MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 09/10/2025 09:41
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