RELATOS FOTOGRAFICOS, RETRATOS CORPORIFICADOS: educacao, cultura visual e desvio a normatividade de genero
Cultura Visual; Sujeito Emancipado; Teoria Queer; Decolonialidade;
Corpo.
Este projeto colabora para a retratação de corpos que se afastam do estereótipo de
feminilidade corroborado pelas normas estéticas cisheteronormativas. Investigo a subversão
das percepções de gênero mediante diferentes narrativas visuais presentes no projeto
fotográfico “Mulheridades”, permitindo uma imersão no modo estético-sensível da relação
entre arte, educação, mulher e sociedade. Para tanto, oriento-me teórico-metodologicamente
pelos estudos da Cultura Visual, da Pedagogia Emancipadora, da Decolonialidade e da Teoria
Queer, considerando a memória coletiva e suas afetações simbólicas cotidianas segundo a
Estética Relacional. Nesse sentido, tenho como objetivo geral discutir quais desdobramentos
das experiências individuais e coletivas presentes na Cultura Visual, notadas a partir de
produções fotográficas, podem manifestar práticas pedagógicas emancipadoras que
potencializam plurais devires de mulheridade. E como objetivos específicos: 1) Caracterizar a
prática fotográfica sensível enquanto possibilidade de potência pedagógica emancipadora; 2)
Discutir criticamente de que maneira o sentido presente nas imagens identitárias podem
subverter o devir mulher; 3) Identificar nos ensaios fotográficos Renascendo das águas, A
imagem da lembrança, De dentro pra fora, e Quem diz quem sou, sou eu diferentes formas de
experienciar mulheridade no contexto pernambucano. Desse modo, busco alcançar um
entendimento crítico do caráter educacional presente nos diálogos sobre gênero que são
estabelecidos a partir do contato com a arte e o cotidiano em Pernambuco.