“EU SOU MOVIDO PELO VERBO ESPERANÇAR”: MAPAS CARTOGRÁFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) HISTORIADORES(AS) NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE
Educação em direitos humanos. Ensino de história. Ensino superior.
Cartografias.
Esta pesquisa é um processo. Essa afirmação encontra respaldo na compreensão cartográfica
do pesquisar, a partir da qual as relações entre pesquisadora, campo e sujeitas(os) se dá por
meio do encontro – fortuito, marcante, inesperado. Assim, este estudo não se caracteriza como
uma resposta generalista e finalizada ao problema de pesquisa, mas como uma entre tantas
possibilidades de se pensar a educação em direitos humanos e a formação de professores e
professoras de História. Propomo-nos, então, a refletir acerca da dimensão da educação em
direitos humanos na formação de professores(as) historiadores(as) na Universidade de
Pernambuco, campus Mata Norte, a partir de um olhar cartográfico, compreendendo o campo, os documentos e os(as) sujeitos(as) como participantes de um mesmo mapa. Este mapa-pesquisa toma distintas formas, segue caminhos inesperados e, por isso, confere contornos não-lineares a este estudo. Para fundamentar teoricamente a análise, utilizamos os estudos de Benjamin (1994; 2009; 2012), Candau (2007; 2008), Deleuze e Guattari (1995), Huyssen
(2014), Jelin (2002), Magendzo (2009; 2015), Walsh (2019) e muitas outras vozes que aqui
compartilham seus pensamentos. As reflexões desses autores e autoras nos levam a enxergar a
pesquisa como possibilidade, incentivando uma atitude de abertura aos acontecimentos. Nas
linhas desse mapa, estão também contidas as entrevistas realizadas com os(as) docentes que
ministram disciplinas relacionadas à dimensão dos direitos humanos. Por meio de um diálogo
aberto, respeitoso e fluido, os professores e professoras evidenciaram suas compreensões acerca
da formação dos(as) licenciandos(as) em sintonia com a dimensão da educação em direitos
humanos.