Banca de DEFESA: VITOR GABRIEL MOURA FIRMINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR GABRIEL MOURA FIRMINO DA SILVA
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A TRAMA-FORMAÇÃO NA INVENÇÃO DE OUTROS MODOS DE SENTIR-PENSAR A DOCÊNCIA: construções coletivas que se entrelaçam no bordado manual de Passira-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Bordado Manual; Formação Docente; Inventividade; Trama-formação.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Esta pesquisa-bordado começa a ser tecida a partir de inquietações que emergem com a
formação docente entendida majoritariamente como um processo alcançado por vieses
cognitivos, normativos e técnicos que secundariza, em estudos e pesquisas em educação,
os experimentos e experiências cotidianas em suas dimensões ética, estética e política.
Nesse sentido, nosso objetivo principal é problematizar a formação docente como
construção coletiva que se enreda para além da escola e inventa uma trama-formação que
não escapa da vida. Logo, lançamos mão de experimentar a ideia de trama-formação
como uma aposta de experiência do pensamento onde o movimento formativo não é fixo,
nem linear, mas um entrelaçamento contínuo de saberes, experiências e afetos que
inventam novos sentidos de ser, estar e se tornar docente. Sendo assim, tomamos como
bastidor o bordado manual de Passira/PE que entrelaça histórias, singularidades, afetos e
resistências e começamos a desenrolar as linhas deste objetivo com professores(as) desta
cidade. A saber, desdobram-se em objetivos específicos: 1) refletir se as diversidades e
singularidades de experimentos/experiências mobilizadas para além da escola, tal como
o bordado manual de Passira-PE, inventam movimentos de trama-formação; 2) mapear
movimentos de trama-formação mobilizados pelos cotidianos inventados a partir/pelo
bordado manual; e, 3) Cartografar como a experiência estética com o bordado manual
que se dá coletivamente pode afetar a docência. Para bordar essa pesquisa convocamos
como intercessores: Deleuze e Guattari (2011), Rolnik (1996), Ferraço (2007; 2012),
Gallo (2002; 2008), Dias (2009; 2012; 2014; 2015) e outros(as). Escolhemos a cartografia
como linha, pois ela possibilita traçar movimentos e fluxos do pensamento, não somente
acompanhando processos formativos que se tecem no encontro entre práticas, afetos e
territórios, mas experimentando o pensamento. Com isso, a partir de experimentações,
experiências e afetos mobilizados pelo bordado manual e que se desenharam durante os
encontros com os professores e professoras foi possível sentir-pensar novas maneiras para
a formação docente. As trocas realizadas ao longo da pesquisa apontaram a possibilidade
de uma formação que se faz como um processo rizomático, nas quais emergiram
narrativas, práticas e reflexões que trouxeram à tona a experiência estética do bordado
como metáfora para a docência em que saberes se entrelaçam de forma não linear.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interno - 1172944 - CARLOS EDUARDO FERRACO
Externa ao Programa - 2157185 - LUCIANA BORRE NUNES - null
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 10:48
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