ENSINAMENTOS DA VOVÓ DO MANGUE: ITINERÁRIOS DE UMA PEDAGOGIA AFROPESQUEIRA
Sem palavras chaves
Versão preliminar da pesquisa intitulada Ensinamentos da Vovó do Mangue: itinerários de
uma pedagogia afropesqueira, apresentada à banca de qualificação, no âmbito do Programa
de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/Centro Acadêmico do Agreste
(PPGeduC/CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como requisito parcial
para o título de doutor em educação. A origem da investigação tem bases em um mito colhido
no município de Maragogipe (BA), que apresenta como personagem principal uma velha,
negra, encarquilhada, sempre de lenço na cabeça, que fuma charuto ou cachimbo e protege o
manguezal dos pescadores e das pescadoras que ameaçam degradá-lo. Motivado por um
imaginário que persiste ao longo de gerações (DURAND, 2001), o mito enseja o debate sobre
questões contemporâneas, que refletem a integração entre o ser humano e a natureza, o papel
da mulher negra e velha nas comunidades africanas e afrodiaspóricas e a importância da
religiosidade de matriz africana para as comunidades ribeirinhas da Baía de Todos os Santos.
A narrativa abre espaço para pensar itinerários de uma pedagogia afropesqueira, pois toma a
ancestralidade (OLIVEIRA, 2003), desde a natureza, como princípio educativo potencial para
a preservação dos modos de vida das comunidades pesqueiras artesanais e de terreiro, legando
ao município de Maragogipe e região um repertório de saberes que legitimam a resistência de
modos educativos ali existentes. Baseado na Teoria do Imaginário, de Gilbert Durand, e na
cartografia como abordagem metodológica (ROLNIK, 2011), o texto, em linhas gerais,
compreende a proposta da pesquisa, realizando uma discussão sobre a dimensão pedagógica
do mito, tanto nas sociedades ocidentais como nas africanas e afrodiaspóricas, especialmente
na Baía de Todos os Santos e em Maragogipe, sobre a influência da cosmopercepção africana
nas comunidades pesqueiras e de terreiro, além de problematizar a importância desses
conhecimentos para o ocidente na contemporaneidade.