Banca de DEFESA: DAIANY DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANY DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 18/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A PRESENÇA DE MULHERES E HOMENS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E NOS CURSOS DE MESTRADOS EM EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: Movimentos de presença, ausência e hierarquias em (des)compassos com a ideia da feminilização da educação


PALAVRAS-CHAVES:

Feminilização; Feminização; Mulheres na pós-graduação; Desigualdades de Gênero; Gênero na Educação.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Este trabalho propõe investigar a representatividade da presença feminina nos cursos de pós-graduação
stricto sensu em Educação em contraste com a sua predominância no curso de licenciatura em
Pedagogia, no estado de Pernambuco. Tendo por objetivo geral estudar os fenômenos sociais e/ou culturais
que estão por trás da redução da presença de mulheres na pós-graduação stricto sensu de educação, se
comparados com a grande presença na graduação, e quais motivos levaram às pedagogas/os a procurarem a
continuidade dos estudos ao nível dos mestrados. Os objetivos específicos são: 1) Identificar o número de
mulheres e de homens que se formaram em Pedagogia em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois cursos
de pedagogia de universidade pública; sendo um no interior e outro na capital; 2) Identificar o número de
mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados em Pernambuco nos últimos 10 anos em
dois programas de pós-graduação de universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 3) Identificar
o número de mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados, no contexto das linhas de
pesquisa do Programa, em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois programas de pós-graduação de
universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 4) Identificar e analisar os principais motivos que
levaram pedagogos e pedagogas a ingressarem na pós-graduação stricto sensu em educação. Esta pesquisa
adotou uma abordagem metodológica mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos (Gatti,
2004; Régnier, 2004; Creswell, 2007; Lage, 2013; Deslandes et al., 1994; Martin; Gaskell, 2008), com
caráter explicativo e exploratório. O estudo utilizou o Método do Caso Alargado (Santos, 1988). Para a
coleta de dados utilizamos: 1) Pesquisa documental; 2) Entrevistas não-estruturadas. A análise dos dados
foi conduzida por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que a redução
da presença feminina na pós-graduação stricto sensu em Educação, em contraste com sua predominância
na graduação, reflete desigualdades estruturais. Além disso, enquanto as mulheres tendem a se
concentrar em áreas de cuidado e docência, os homens direcionam-se para áreas mais voltadas para
questões sociais. Isso sugere que as escolhas acadêmicas e profissionais de ambos os gêneros são
fortemente influenciadas pelas expectativas sociais. Os resultados também mostram que, apesar dos
desafios enfrentados, tanto homens quanto mulheres buscam a continuidade dos estudos motivados pelo
desejo de crescimento acadêmico e oportunidades profissionais, evidenciando que a pós-graduação é
vista como uma chave para a ascensão social e profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externa à Instituição - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - NELIO VIEIRA DE MELO
Notícia cadastrada em: 29/01/2025 17:56
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