Banca de DEFESA: LUCIO ALVES PEDROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIO ALVES PEDROSA
DATA : 13/12/2024
HORA: 10:30
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DO SUJEITO E DOS SENTIDOS PEDAGÓGICOS NA SOCIOEDUCAÇÃO: ASPECTOS ATRIBUÍDOS POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO COMVIVA EM CARUARU-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Socioeducação; Subjetividade; Sentidos Pedagógicos; Equipe
Multidisciplinar.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A presente pesquisa busca cartografar os sentidos que são mobilizadas desde as práticas
socioeducativas desenvolvidas no Centro de Educação Popular Comunidade Viva –
COMVIVA, no município de Caruaru-PE. São valorizados aspectos ligados às subjetividades,
de modo que o estudo problematiza os sentidos pedagógicos produzidos neste contexto a
partir das vivências e narrativas de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
de liberdade assistida e da equipe multidisciplinar que os(as) acompanha.
Metodologicamente, a investigação decorre de uma perspectiva cartográfica, com o auxílio de
observações e diálogos com adolescentes e profissionais. Os dispositivos empregados
enquanto caminho de pesquisa têm no diário de bordo a sua organização, com o objetivo de
valorizar as vozes dos sujeitos, as observações e outras informações complementares. A partir
do processo cartográfico, identificamos as concepções dos adolescentes sobre as medidas
socioeducativas, analisando as estratégias utilizadas pela equipe multidisciplinar para lidar
com os desafios do trabalho socioeducativo, ainda, que refletir sobre os processos de
subjetivação e os dispositivos de poder presentes nas práticas socioeducativas é um caminho
potente para ampliar os horizontes compreensivos neste universo e tema. A partir das
narrativas, é possível relacionar que a socioeducação é assumida como um dispositivo
disciplinar multifacetado e que a rede que opera na inclusão e exclusão dos sujeitos reforça
paradigmas que, muitas vezes, modulam as experiências da socioeducação com base em
técnicas e discursos externos e ligados a diferentes instituições e normas. Os sentidos
pedagógicos que são presentes neste espaço da socioeducação podem ser, assim,
representados enquanto um dispositivo que atua na produção de novas dinâmicas e discursos
que circulam e repercutem de diferentes maneiras na educação, no direito, assistência e outros
lugares da sociedade, tecendo uma trama disciplinar que articula relações de forças e produz o
próprio sujeito da socioeducação. A socioeducação é, portanto, um campo de produção e
exercício de dinâmicas de poder que moldam a organização das ações voltadas aos
adolescentes em conflito com a lei para além do espaço institucional e educacional. Os
dispositivos de controle estruturam as práticas e os sentidos pedagógicos sobre elas, assim
como produzem as subjetividades ao passo que agenciam as experiências.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Externa à Instituição - DELMA JOSEFA DA SILVA - UPE
Presidente - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA SOUZA TABOSA FREITAS
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 16:19
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