PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: TENSIONAMENTOS E DESAFIOS DISCURSIVOS
Avaliação; Práticas avaliativas; Documentos orientadores oficiais; Desafios discursivos.
O presente projeto de pesquisa intitulado,“Práticas avaliativas dos professores do
ensino fundamental de Santa Cruz do Capibaribe: Tensionamentos e desafios
discursivos” tem por objetivo geral: compreender as práticas avaliativas de
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Santa Cruz do
Capibaribe. Nesse sentido, nos interessamos em pensar práticas-políticas
avaliativas, na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe. Com
passos que andam para o caminho dessas problematizações somos mobilizadas
pela pergunta: Como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de
Santa Cruz do Capibaribe, realizam suas práticas avaliativas diante dos diferentes
discursos/sentidos, e quais as mobilizações discursivas relacionadas a avaliação
da aprendizagem? Tendo em vista tal inquietação, propomos, nesta pesquisa:
Mapear os sentidos mobilizados em torno da avaliação da aprendizagem e
práticas nas produções cientificas da ANPED, nas teses e dissertações da BDTD
– Local /UFPE e nos artigos científicos da Revista Ensaios: Avaliação e política
em avaliação – REAPPA; Problematizar os sentidos de práticas avaliativas nos
discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar as
políticas de avaliação da Rede Municipal de Santa Cruz do Capibaribe– PE.
Tomamos como inspiração teórico-metodológica as pesquisas com os cotidianos,
uma vez que, nos possibilita perceber as inventividades que envolvem as práticas
dos sujeitos (Certeau, 1994;1996; Ferraço, 2008;2016). Para esses encontros
pensamos na realização de entrevistas semiestruturadas e análise dos
documentos orientadores oficiais, regentes na Rede Municipal de Ensino. Nosso
referencial teórico se apoia nos estudos de Stephen Ball (1992, 2006, 2012) que
discute as concepções de avaliação /práticas avaliativas através do micro e macro
contextos, entre outros autores. Assim, pensamos que essa pesquisa
experienciada poderá contribuir com as discussões e problematizações que
envolvem as práticas avaliativas dos professores, mobilizando questões
relacionadas a avaliação da aprendizagem.