EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
anunciações didático-epistêmicas do currículo do município de Caruaru-PE
para uma educação antirracista
Estudos Pós-coloniais, Prática docente antirracista e Educação Infantil.
Este projeto de pesquisa versa compreender como o currículo do município de Caruaru-PE
orientam as práticas antirracistas na Educação Infantil, partimos da premissa, de entender como
as crianças negras são acolhidas na Educação Infantil a partir das questões identitárias e da
Educação das Relações Étnico-raciais. Diante dessas reflexões, delimitamos como problema:
Como o documento curricular do munícipio de Caruaru orienta as práticas antirracistas na
Educação infantil? Como objetivo geral: Compreender como o documento curricular do
município de Caruaru orienta as práticas antirracistas na Educação infantil, e objetivos
específicos, elencamos: (a) Identificar quais as concepções de infâncias e de crianças são
contempladas nesse documento; (b) Analisar se no acréscimo CRU (Contribuições da Rede de
Ensino de Caruaru) junto à BNCC da educação infantil, existe alguma orientação étnico-racial
(c)Caracterizar quais práticas de enfrentamento do racismo são desenvolvidas pelo CMEI a
partir do Projeto Político Pedagógico considerando o currículo municipal. No que se refere à
abordagem teórico-metodológica nos apoiaremos nos Estudos Pós- Coloniais, (QUIJANO,
2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2019), pois nos possibilitam refletir sobre as heranças
coloniais impostas pela lógica moderna/colonial. O Campo escolhido será um centro municipal
de Educação Infantil no bairro do Salgado/Caruaru-PE. Em relação aos instrumentos de coleta
de dados, utilizaremos os seguintes: questionário, (OLIVEIRA, 2014) diário etnográfico
(SOUZA, 1999) e pesquisa documental (PÁDUA, 1997). O procedimento de análise de dados,
ocorrerá a partir da à Análise de Conteúdo (BRADIN, 2011) esse processo será via Análise
Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) por nos possibilitar acessar os núcleos de sentido que
constituem o nosso objeto, na perspectiva de ampliar as percepções para aferir significados.
Este procedimento ocorre entre três fases: pré-análise, exploração do material, tratamento e
inferências.